- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 15 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: PT exalta ações a favor da Consciência Negra e contra o racismo

Mais Lidas

Ativista Elcione Rodrigues Moreira

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Araguatins-TO, dando continuidade às ações da “Agenda do PT e do Presidente Lula em Araguatins” promove uma série de ações no período de 20 a 24 de novembro de 2023, para combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial, e assim, promovendo a valorização da Semana da Consciência Negra e do Dia de Zumbi de Palmares.

Para o presidente do diretório do PT em Araguatins, Ronaldo Costa Sousa, é necessário destacar a relevância de um governo popular e progressista, como é caso do Presidente Lula, que assinou, no dia 20 de novembro de 2023, o documento com o Título de Concessão de Direito de Uso sobre a Terra para o Quilombo da Ilha de São Vicente. O líder quilombola Cantídio Barros Filho, representante da comunidade, participou do evento solene em Brasília, que passa a ser um marco na história de identidade sociocultural para a comunidade araguatinense.

Ainda em continuidade às ações efetivas, o professor Paulo Hernandes Gonçalves da Silva apresentou a importância do Ministério da Igualdade Racial, gerido pela Ministra Anielle Franco, que tem como atribuição elaborar políticas e diretrizes destinadas à promoção da igualdade racial e étnica, com foco nos quilombolas, povos e comunidades tradicionais. Em sua fala no dia 21 de novembro, na Rádio Sucesso FM, esclareceu a relevância de leis como a 10.639/2002 e 11.645/2008 (que tratam do ensino afro-brasileiro e indígena) e também das lei 12.711/2012 Lei 14.723/2023, (abordando as políticas e cotas universitárias).

Outra atividade que merece destaque foi a reunião conduzida pela ativista e membro do Diretório Municipal do PT, Elcione Rodrigues Moreira, dando ênfase à importância social, cultural, de preservação de memória e identidade, que o Quilombo da Ilha de São Vicente demonstra desde o ano de 1888. “É luta, é resistência, é afro brasilidade! O reconhecimento do Quilombo da Ilha de São Vicente nos deixa cheio de orgulho, pelo respeito que se busca ao povo negro. Em especial, à memória da líder Fátima Barros, que é parte importante desta conquista. Parabéns aos envolvidos e muito obrigado ao Presidente Lula, por este grande benefício para nossa sociedade do Bico do Papagaio”, enfatizou a ativista. (Ascom)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias