Connect with us

Bastidores

ATM implantará escritórios técnicos de engenharia para dar suporte a municípios do TO

Publicado

em

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, anunciou nesta terça-feira (19) que a entidade municipalista deverá implantar até 2020 escritórios técnicos de engenharia para conceder suporte às equipes dos Municípios ao processo de elaboração e correção de projetos de engenharia destinados à firmação de convênios em nível estadual e federal. 

O anúncio ocorreu durante reunião de trabalho com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), ocorrida no auditório do tribunal. A FECAM executa projeto similar em Santa Catarina, onde tanto o presidente Jairo quanto o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, estiveram em julho deste ano para conhecer os escritórios catarinenses e a eficácia dessa ação perante as equipes municipais de engenharia.

Auxiliar equipes técnicas dos Municípios

Além da participação dos prefeitos, a reunião de trabalho teve a presença de arquitetos e engenheiros dos Municípios tocantinenses. “Nosso interesse não é sobrepor o trabalho dos arquitetos e engenheiros, e sim auxiliar as equipes municipais em projetos com eventuais deficiências e que não atendem as normas de prestação do Tribunal de Contas e dos critérios de financiamento da Caixa Econômica, SUDAM ou qualquer órgão que financie obras” disse o presidente da ATM, Jairo Mariano. A proposta inicial é atender os Municípios que demonstram interesse ao projeto, com um escritório central em Palmas.

Federação Catarinense de Municípios

Técnicos da FECAM vieram ao Tocantins para explanar sobre a atuação da entidade municipalista e como é realizada a prestação de serviços dos escritórios de engenharia. “Em suma, o intuito é oferecer suporte técnico aos assessores de projetos, e com isso intermediar ações estratégicas que resultem na qualificação dos processos de captação de recursos, de gerenciamento e execução de convênios e contratos firmados entre os governos federal e estadual e os municípios catarinenses” disse a assessora técnica da FECAM, Natassha Moresco.

Obras paralisadas

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, atualmente há cerca de 400 obras paralisadas no Tocantins, orçadas em quase R$ 4bilhões. Ainda segundo a Corte, a paralisação da grande maioria das obras no Estado está diretamente relacionada com a qualidade dos projetos apresentados. “Precisamos profissionalizar a gestão e a prestação de serviços à comunidade”, disse o conselheiro Costandrade.

Segundo presidente da ATM, a entidade municipalista deverá promover uma Assembleia Geral em dezembro, e a implementação dos escritórios estará dentro da pauta da reunião de prefeitos, que deverão alinhar a construção do projeto no Tocantins e seu financiamento.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Em Palmas, Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Publicado

em

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 26, na sede do Partido Social Liberal (PSL), em Palmas, a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) declarou o seu apoio à candidatura de Vanda Monteiro (PSL) e Gerson Alves, na disputa pela prefeitura de Palmas. 

Na ocasião, Luana Ribeiro argumentou que foi uma decisão difícil, mas bem avaliada, e destacou o potencial e a disposição de Vanda Monteiro para trabalhar. “Temos vários candidatos à prefeitura de Palmas, mas eu entendi que o nome da Vanda e do Gerson têm despontado na cidade. A Vanda é minha colega na Assembleia Legislativa, além de ser uma mulher muito batalhadora, com potencial e disposição para trabalhar. Eu acredito muito na sua eleição”, disse. 

Para Vanda Monteiro, o apoio de Luana Ribeiro soma forças à sua candidatura. “Para mim é uma enorme satisfação receber o apoio dessa grande deputada que já tem quatro mandatos e faz um trabalho brilhante no Tocantins. Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou. 

Durante a coletiva, a deputada estadual Luana Ribeiro também destacou a necessidade de unir pessoas, candidaturas e a oposição em prol de uma Palmas melhor. “Eu vim somar na candidatura da Vanda com o que eu sei fazer de melhor: o meu  trabalho”, acrescentou. 

Continue lendo

Bastidores

Barbiero lamenta suposto “rolo” no PSB e diz que denúncia de candidata contra Amastha deve ser investigada

Publicado

em

Candidato a prefeito pelo Podemos, Alan Barbiero lamentou, nesta segunda-feira, 26 de outubro, as graves denúncias feitas pela candidata a vereadora Giovanna Nazareno, do PSB, sobre a má condução e possível desvio de finalidade do dinheiro do fundo partidário destinado às candidaturas femininas da sigla socialista. “Eu que já presidi o partido em Palmas e ajudei a construir uma base para o PSB aqui na Capital, vejo com tristeza esses relatos tão graves. Os órgãos competentes precisam investigar a situação e punir caso encontrem mesmo essas irregularidades”, ressaltou.

Para Alan Barbiero, o candidato a prefeito Tiago Andrino (PSB) deve explicações públicas urgentes à sociedade. “Como que ele faz todo um discurso de nova política, de defesa da moral, de fim de privilégios e o partido dele tem uma situação constrangedora dessas vindo a público? Caso isso tenha mesmo ocorrido, é uma prática da política mais arcaica e antiga, aquela do cabresto, com partidos que não têm dirigentes, mas sim donos”, frisou Alan Barbiero.

Segundo Giovanna, por ordem do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), o dinheiro igualitário de 30% da chapa proporcional do PSB que deveria ser distribuído para as candidatas a vereadora, não foi distribuído assim e os repasses ficaram menores e desiguais. Além disso, ela acusa a atual direção do PSB da Capital de ter informado às candidatas valores muito acima do que realmente estariam sendo pagos pelos serviços jurídicos e de contabilidade na campanha.

Continue lendo

Bastidores

Candidata a vereadora denuncia suposto desvio de finalidade de recurso eleitoral por Amastha

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze