- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AXIXÁ: Prefeitura garante salário de professores acima do piso nacional e paga progressões

Mais Lidas

Em um movimento importante, a Prefeitura de Axixá, no Bico do Papagaio, concedeu aos professores salários acima do piso nacional do magistério. A informação é do prefeito Auri-wulange Ribeiro Jorge (Dr. Auri), e confirmada pela presidente do Sindicato dos Servidores da Educação de Axixá (SINSEA), professora Luzanira Ferreira Lima. O primeiro pagamento já foi efetuado este mês.

O Ministério da Educação, por meio da Portaria 61, de 31 de janeiro de 2024, divulgou que o piso nacional do magistério para o exercício de 2024 passou a ser de R$ 4.580,57, um aumento de 3,62% em relação ao valor do ano passado. O piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica é o valor mínimo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem remunerar os profissionais do magistério público da educação básica para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por sua vez, diz e orienta as Prefeituras que o reajuste do piso do magistério permanece sem eficácia legal. Porém, o Município de Axixá priorizou conceder o reajuste e acima do piso, mostrando aos demais que é possível.

Em entrevista ao jornal Folha do Bico, o prefeito Dr. Auri expressou seu compromisso com a educação e o respeito aos profissionais do magistério. “Nossos professores são a base de nossa comunidade educacional. Eles merecem ser reconhecidos e recompensados por seu trabalho árduo. É por isso que tomamos a decisão de conceder um salário acima do piso nacional. Este é apenas o começo de nossos esforços para melhorar a educação em Axixá”, disse o prefeito.

A presidente do SINSEA, Luzanira Ferreira Lima, professora há quase 30 anos e sócia fundadora do sindicato, avaliou que a medida é muito positiva e mostra compromisso com os profissionais. “Minha avaliação é muito positiva. E posso afirmar que hoje todos os professores da rede municipal de ensino de Axixá recebem acima do piso nacional, e nosso PCCR está sendo respeitado”.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias