- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 20 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Buriti, Praia Norte e Sampaio fazem aniversário neste sábado, 1º

Mais Lidas

Sampaio

Neste sábado, 1º de junho, três municípios biquenses fazem aniversário, são: Buriti, Praia Norte e Sampaio, todos completam 35 anos.

Buriti:

A vila de Buriti do Norte foi fundada em 1964 e possuía uma conexão histórica com a cidade de São Sebastião, considerada sua “cidade-mãe”. Em 1989, com a criação do Estado do Tocantins, a vila foi elevada à categoria de município e renomeada Buriti do Tocantins, conforme o Decreto Legislativo nº 01, publicado no Diário Oficial do Tocantins em 1º de janeiro daquele ano.

O povoado “Buriti” recebeu esse nome devido à abundância de buritizeiros na região, especialmente ao longo da estrada vicinal que ligava o povoado ao município de São Sebastião. Após o desmembramento de São Sebastião do Tocantins, o Decreto nº 01/89, em seu Artigo 4º, nomeou oficialmente a nova cidade como Buriti do Tocantins. A Lei Estadual nº 10.424, de 3 de janeiro de 1988, concedeu emancipação política ao distrito de Buriti, que passou a se chamar Buriti do Norte. No ano seguinte, foram convocadas eleições gerais para 16 de abril.

O município foi oficialmente instalado em 1º de junho de 1989, com a posse do primeiro prefeito e da câmara de vereadores.

Buriti do Tocantins limita-se ao norte com São Sebastião do Tocantins, sua cidade-mãe; ao sul com Augustinópolis; ao leste com Sampaio e o estado do Maranhão, tendo como divisa as águas do Rio Tocantins; e a oeste com Araguatins.

Buriti é administrada atualmente pela prefeita Lucilene Gomes de Brito Almeida.

Sampaio

Sampaio é habitado há muitos anos, com pioneiros notáveis como Bernardino, Manoel Matos, Maria de Jesus e José Sampaio. Seu fundador e primeiro líder político foi Floriano. Inicialmente, a população era composta por agricultores, criadores, caçadores e pescadores. Atualmente, as principais atividades econômicas do município incluem pecuária, piscicultura, apicultura, extração vegetal e mineral, com a agricultura como atividade predominante.

Localizado na margem esquerda do rio Tocantins, Sampaio faz fronteira com os municípios de Carrasco Bonito, Augustinópolis, Praia Norte e com o estado do Maranhão. Os habitantes locais são conhecidos como sampaienses.

Sampaio foi elevado à categoria de município e distrito pela lei estadual nº 10416, de 1º de janeiro de 1988, desmembrando-se dos municípios de Augustinópolis e São Sebastião do Tocantins. O município foi oficialmente instalado em 1º de junho de 1989.

Atualmente é administrada pelo prefeito Armindo Cayres de Almeida.

Praia Norte

O município de Praia Norte era originalmente conhecido como Praia Chata, nome dado devido a uma extensa praia plana que existia em frente ao pequeno povoado nas margens do rio Tocantins. Em 1939, quando os primeiros habitantes chegaram, a história conta que foi o senhor Genésio Gomes quem construiu a primeira casa às margens do rio, dando início ao povoado de Praia Chata. Em 1988, um plebiscito foi realizado e, em 1989, o povoado foi elevado à categoria de cidade com o nome de Praia Norte, coincidentemente com a criação do Estado do Tocantins.

Praia Norte foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 10422, de 2 de janeiro de 1988, desmembrando-se de Itaguatins. O município foi oficialmente instalado em 1º de junho de 1989.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias