- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desenvolvimento da pesca no Tocantins é discutido entre Vicentinho Jr, secretário nacional e representantes do Governo

Mais Lidas

Com o objetivo de discutir estratégias para impulsionar a pesca no Tocantins, fomentar a modalidade artesanal e desenvolver atividades que envolvem o setor, representantes da Secretaria de Pesca e Agricultura do Tocantins, Naturatins e Embrapa reuniram-se nesta terça-feira, 21, com o Secretário Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) Cristiano Ramalho e o Assessor Especial do Ministro, Lázaro Medeiros. O encontro foi articulado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas).

Vicentinho Júnior destacou que o Tocantins possui um grande potencial para o pescado no Estado e, fortalecer, essas iniciativas é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. “Temos a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, bem como o Rio Araguaia. Precisamos trabalhar pela inclusão da atividade pesqueira na lista de ações prioritárias para o Tocantins, dessa forma vamos contribuir com o desenvolvimento das comunidades tradicionais, como é o caso das ribeirinhas”, disse.

Por sua vez, a Secretária de Pesca e Agricultura no Tocantins, Miyuki Hyashida, destacou os avanços na aquicultura, mas reconheceu os desafios na pesca e evidenciou o comprometimento do Governo do Tocantins em apoiar a atividade, visando fortalecer as comunidades e conservar o meio ambiente. “Essa parceria com o Ministério vai contribuir significativamente. Uma pasta muito importante por sermos o Estado das águas, dessa maneira precisamos conversar com os atores da pesca de modo que seja elaborado um plano de desenvolvimento para o setor”, pontuou.

Em seguida, a Chefe Geral da Embrapa, Danielle de Bem, reforçou a necessidade de o tema ser colocado em pauta. “A Embrapa historicamente tem apoiado a pesca com soluções e dados e é sempre recompensador ver a atividade sendo lembrada e recebendo a atenção de diversas esferas governamentais para avançar trazendo impacto econômico e social característico da pesca. O Tocantins tem a pesca em seu DNA e é fundamental esse avanço de maneira sustentável e responsável”, disse.

A reunião abordou também a importância de garantir a segurança alimentar e nutricional, por meio do processamento seguro do pescado, especialmente para alimentação escolar. A criação de pequenas unidades de beneficiamento para aproximar a produção das associações e cooperativas, garantindo a segurança do pescado.

Além da equipe do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), participaram da reunião a Secretária de Pesca e Agricultura do Tocantins, Miyuki Hyashida; o vice-presidente do Naturatins José Aníbal; a Chefe Geral da Embrapa, Danielle de Bem; os prefeitos de Araguanã, Max Barbosa e Filadélfia, David Bento e o deputado federal Vicentinho Júnior.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias