- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 07 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Encontro discutirá saúde humanizada nas unidades prisionais do Bico

ORIENTAÇÃO

Mais Lidas

Com o tema Acesso à Saúde um Direito de Todos, acontece nesta quinta-feira, 31, o IV Encontro de Saúde Prisional. O evento promovido pela Secretaria da Saúde, será realizado no Auditório da Vigilância Epidemiológica, no anexo I da pasta e tem a parceria da área técnica de Saúde Prisional.

O encontro vai contar com a participação dos gestores municipais, diretores das unidades prisionais e profissionais da equipe de saúde prisional dos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis e Xambioá, todos do Bico do Papagaio, além de Araguacema, Araguaína,Arraias, Babaçulândia, Cariri do Tocantins, Colinas, Dianópolis, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Pedro Afonso e Porto Nacional.

Segundo a técnica de saúde prisional Ionete Sampaio, “o encontro visa apoiar as equipes habilitadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), com orientações para o processo de trabalho e consequentemente propiciar o cuidado integral e humanizado com equidade e qualidade a população privada de liberdade”, destacou.

Além desses, também vão participar os representantes da Coordenação Nacional da Saúde Prisional do Ministério da Saúde, Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça, Secretarias de Estado da Saúde e Cidadania e Justiça.

Números

No Tocantins, Tocantins 16 Equipes de Atenção Básica Prisional foram habilitadas de acordo com a PNAISP para atender uma população privada de liberdade composta por 3.364 pessoas que estão distribuídas em 40 estabelecimentos prisionais em diversos municípios do Estado.

PNAISP

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) tem o objetivo de garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional ao cuidado integral no SUS, a PNAISP prevê que os serviços de saúde no sistema prisional passem a ser ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS, qualificando também a Atenção Básica no âmbito prisional como porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela rede. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias