- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ESPERANTINA: Romaria lembra 27 anos do assassinato de Pe. Josimo

Mais Lidas

Sem título1

A Diocese de Tocantinópolis junto com a Comissão Pastoral da Terra e os movimentos populares do Bico do Papagaio, promoveram na sexta-feira, 10 e sábado, 11, a XIII Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo. Com o lema Firmes na terra, semeando vida. Mais de mil pessoas compareceram a romaria.

O evento fez memória também os 27 anos do assassinato de padre Josimo. O crime ocorreu em Imperatriz-MA. Na época, Josimo atuava como coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na região do Bico do Papagaio. A área era conhecida por intensos conflitos pela posse da terra.

Sem título

Segundo o padre Ualisson Batista, da Paróquia São João Batista, durante os dois dias foram debatidas a concentração agrária, o desmatamento, trabalho escravo, exploração do trabalho infantil no campo e os problemas causados pelos venenos agrícolas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

6 Comentários

  1. Você deve ser descendente da corja que articulou e assassinou covardimente o padre.
    Por isso te incomoda ver as pessoas resgatando a memória daquele que foi tão importante para os maginalizados do bico.
    Vai passar oléo de copaíba na cara e deixa os romeiros em paz.

  2. Esse MARGINAL REVOLTADO, se intitulando PADRE, devia abandonar a covardia e mostra a cara. Não se identifica porque a sua imbecilidade é tamanha, típica da covardia.
    Pe. Josimo foi brutalmente assassinado por mentes insanas e de forma covarde.
    Esse Marginal em foco, talvez seja algum remanescente da intolerancia que ceifou a vida de Josimo. Mas ele continua vivo. A Romaria é prova dissooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

  3. Esses padres comunistas, como era o Josimo, um hipocrita lutando por “terra” sendo que a igreja é a maior detentora de terras do mundo, inclusive no Brasil, entao a CPT deveria lutar pra igreja dá as terras que possui. E esses romeiros ai são um bando de desocupados, caso contrario estariam no trabalho esses dias todos e não idolatrando um morto, que nada fez alem de baderna.

    • Você deve ser um pobre coitado, que não tem nem tipo de conhecimento e com certeza não sabe da história de padre Josimo na região do Bico, pra fazer um comentário tão infeliz assim, é lamentável mesmo. Ao invés de fazer comentário tão absurdo assim deveria estudar sobre a luta de padre Josimo e de tantas outras que ocorreram na região do Bico Papagaio, olha que você vai aprender muito e vai saber o que aconteceu realmente. A no ser que você seja um dos interessados na morte do padre, por que seu incômodo é grande com os romeiros que estavam na romaria e até no que se refere ao padre.
      Que Deus te abençoe, e tire seu pecados.

  4. Falando com os que são contra a romaria, nós romeiros já temos terras, outros funcionários, e aposentados, vamos a romaria além do prazer é um compromisso com os marginalizados, com os q estão nas margens das rodovias vivendo em situação precária sub-humana, os escravizados por aqueles que vocês defendem os q são expulsos pelos grandes projetos, coisa q vocês não fazem. Se não foce o Pe. Josimo ir a Goiânia e Brasília denunciar a grilagem e a pistolagem do Bico do Papagaio, Esperantina, Vila Tocantins, Buriti e etc. Hoje era malhador de gado. Essas cidades hoje tem vida com a pequena propriedade vocês que são ricos e reacionários, deveriam agradecer os trabalhadores que compram nos supermercados de vocês por que sem gente, não pode ter comércio, ficam é criticando, vocês não passam de uns meliantes e escroques. E nossos queridos padres que vocês chamam de comunistas, se comunista for do jeito deles, eu quero ser comunista também, ser igual eles é muito bom.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias