Connect with us

Bico do Papagaio

Gestores do Bico recebem orientações para Conferências de Assistência Social 2021

Publicado

em

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realizou na manhã desta terça-feira, 11, uma reunião de orientação sobre as temáticas e organizações para as Conferências Municipais de 2021. As orientações são direcionadas aos conselheiros e secretários executivos dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) de municípios do Bico e outras regiões do estado. tocantinenses.

O encontro tratou dos procedimentos necessários para a realização das conferências a serem realizadas em cada localidade, destacando a metodologia e os instrumentais que devem ser utilizados antes, durante e após as conferências municipais. São conhecimentos necessários para a elaboração dos relatórios e regimentos internos das conferências.


As datas para a realização das conferências nos municípios vai até 30 de julho, e as conferências estaduais devem acontecer de 2 de agosto até 30 de outubro.

O tema para as conferencias 2021 é “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Dentro dessa temática principal serão discutidos cinco eixos, com o propósito de construir propostas aos municípios, ao Estado e à União. O Plano de Assistência Social toma por base, entre outros instrumentais, as deliberações postas nas conferências, e são essas propostas que norteiam os gestores municipais, estaduais e do Governo Federal em seus planejamentos e nas tomadas de decisões.

s conferências de assistência social são instâncias de caráter deliberativo e têm como maior finalidade avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social, e também apresentar orientações, definindo diretrizes e aprimoramentos do SUAS. As conferências acontecem a cada quatro anos de forma ordinária e extraordinariamente a cada dois anos.

A Conferência de Assistência Social envolve três etapas. As conferências municipais, as estaduais e a nacional. A Nacional está prevista para dezembro. As deliberações da Conferência Municipal são enviadas para os Estados e as deliberações das Conferências Estaduais são enviadas para a Conferência Nacional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional são escolhidos na Conferência Estadual. Por esses passos democráticos a Conferência Nacional é um momento único com vários representantes e atores de todos os lugares do Brasil. (Com informações de Cláudio Duarte)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vice-prefeita critica postura de Aquiles e se solidariza com vítimas da Covid

Publicado

em

Ainda na tarde desta terça, 15, a vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), foi a única autoridade a se manifestar e reprovar as declarações do prefeito, Aquiles da areia (PP), que ironizou as mortes por Covid-19 no município.

O prefeito disse que não impedirá ninguém de frequentar as praias na cidade, e disse frases como: “Quem morreu, morreu. Quem escapou, escapou”, se referindo as possíveis mortes. Araguatins já acumula 57 óbitos.

Elizabete considerou falta de sensibilidade e cuidado do prefeito Aquiles com os araguatinenses, principalmente com as famílias que perderam seus entes queridos. Ela classificou como atitude “estarrecedora”.


“O prefeito é o líder maior do município, deve guiar seu povo pelos caminhos do bem e da vida. Não se trata apenas de fazer ou não lockdown. Trata-se de cuidar do povo araguatinense, de fiscalizar o cumprimento do decreto, de amparar as pessoas que não estão conseguindo trabalhar”, afirmou a vice-prefeita.

Elizabete também afirmou que há necessidade do município investir mais em saúde, mais leitos, mais remédios, mais médicos e salários em dia. “Trata-se de não abandonar o povo a própria sorte, fazendo escolhas que poderão levá-los a morte”, finalizou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Secretária Dora Farias comenta sobre compra de Iphone 11

Publicado

em

Na tarde desta terça, 15, a secretária municipal de Saúde de Sítio Novo, Bico do Papagaio, Maria das Dores Abreu Farias, apresentou sua versão, sobre a compra de um aparelho celular Iphone 11, 128GB, para a Secretaria de Saúde, que segundo o Ministério Público, teria sido adquirido por meio do Fundo Municipal de Saúde, sem licitação, levando a gestora a fazer uma acordo para devolução do dinheiro e doação de cesta básica.

Com a palavra a secretária:

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Salomão se filia no Podemos e mira disputa à Câmara dos Deputados

Publicado

em

Filho do histórico ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Tocantinópolis Alziro Gomes, o agropecuarista Salomão Barros de Souza, 58 anos, se filiou ao Podemos, partido presidido por Ronaldo Dimas no Tocantins.

O evento de filiação, que contou com a presença de Dimas, ocorreu na Câmara Municipal de Tocantinópolis na manhã desta terça-feira, 15 de junho.

Salomão, que foi candidato a prefeito da cidade em 2020 e conseguiu quase 37% dos votos válidos, mira os passos do pai e já trabalha para disputar o cargo de deputado federal no ano que vem.

Para ele, o Bico do Papagaio precisa voltar a ter um representante no Congresso Nacional. “Tivemos meu pai, o Oswaldo Reis, o doutor Júlio Resplande, Darci Coelho e o Homero Barreto representando o Bico do Papagaio. Todos fizeram um bom trabalho e ajudaram, mas há muito tempo não temos ninguém daqui”, destacou Salomão.

O novo filiado no Podemos destacou, também, a necessidade de o Tocantins lutar por uma mudança completa na forma de gerir o governo estadual, que possa induzir o desenvolvimento e não ficar só cuidando da folha de pagamento.

“Eu vim para o Podemos por que acredito na garra do Ronaldo Dimas para mudar o Estado e fazer um bom trabalho no Tocantins. Vim para somar ao projeto político e de gestão dele”, ressaltou Salomão, ao destacar que as boas gestões de Dimas à frente da Prefeitura de Araguaína (2013-2020) o credenciam para comandar uma administração transformadora no Tocantins.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Araguaína, Marcus Marcelo, do ex-vereador de Araguaína e ex-presidente da Câmara Municipal Gipão, do vereador Luciano Santana, do suplente de vereador Jarbinhas e do ex-prefeito de Babaçulândia Alcides Filho Rodrigues. Os vereadores de Tocantinópolis Roberlam Cokim, Professor Lamarck e Enison Nunes também estiveram no ato político e apoiam o projeto de Salomão de se candidatar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze