O relatório de trabalho divulgado recentemente aponta que ações pontuais e estratégicas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), foram decisivas para avanços no transporte público urbano de Imperatriz. Nesse contexto de trabalho, a Setran, acaba de anunciar que vai adquirir, ainda, neste semestre, novos semáforos para providenciar a troca dos equipamentos existentes, o que vai colaborar muito para a melhor fluidez do trânsito.
“Temos equipes de 24 horas com engenheiros elétricos e eletrônicos que fazem a recuperação, mas existem alguns semáforos que apresentam problemas complexos como, por exemplo, a queima da placa-mãe e não é uma placa-mãe comum de computador, o que nos obriga a comprar outra”, argumentou o secretário de trânsito e transportes, Leandro Braga.
A aquisição do sinal luminoso será de forma gradativa, mas a meta é substituir todos os 75 conjuntos desses equipamentos.
Leandro Braga adiantou que pelo cronograma da Setran, as aquisições vão começar pelos computadores chamados de “controladores” e o aparelho que ele identificou popularmente como de “bolacha de LEDs”.
Breve Histórico
O primeiro semáforo no Brasil foi instalado no centro de São Paulo em 1935. Em âmbito mundial, o equipamento foi lançado nos Estados Unidos em 1920.
Conforme o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória é infração gravíssima com pena de que deve ser lavrada pelo agente de trânsito.