- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 21 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ITAGUATINS: Colégio Olavo Bilac conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Mais Lidas

O Colégio Estadual Olavo Bilac, de Itaguatins, mostrou um desempenho de excelência ao conquistar quatro medalhas de ouro e uma de prata na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), etapa estadual. O resultado foi divulgado nesta semana e toda a comunidade escolar comemorou, principalmente, porque todos os alunos inscritos foram premiados.

Tudo começou com uma mobilização realizada pelo professor de Geografia, Jardel da Conceição Farias, que coordena as equipes olímpicas na escola. “Reunimos os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, conversamos sobre a importância dos nossos alunos participarem das olimpíadas, como forma de ampliar o conhecimento, principalmente, por ser de nível nacional”, explicou o professor.

As equipes montaram seus grupos de estudos e realizaram rodas de conversas para discutir alguns temas. “O que eu ressalto como importante foi o interesse dos estudantes ao se prepararem para as provas e tarefas e o apoio da equipe da escola, como a orientação, a coordenação, que providenciou equipamentos e materiais para auxiliar os alunos. Essa colaboração foi fundamental para alcançarmos um excelente resultado”, esclareceu.

Esses alunos participaram das três fases on-line realizada no mês de agosto, com provas e realização de tarefas. “Ter os nossos estudantes participando das olimpíadas escolares é importante, pois apresenta questões desafiadoras, que exige dedicação e comprometimento para obter o sucesso. Nesta perspectiva, a 8ª OBG foi crucial para obtenção de novas descobertas de uma ciência tão ampla, como é a Geografia”, contou o professor Jardel.

A estudante Emanuela Costa Lopes, 16 anos, da 2ª série do ensino médio, já tem a experiência de participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil. “Estudando para a Olimpíada de Geografia aprendi sobre a cartografia, a ler e interpretar mapas e conheci mais sobre a geopolítica e a geografia econômica. E além da motivação para estudarmos mais, a conquista de uma medalha de ouro nos deixou muito feliz”, comentou.

A estudante Ana Clara Apinagé da Silva, 16 anos, também medalhista de ouro, falou da sua alegria com o resultado. “Ficamos muito felizes. Focamos nos estudos para obter um resultado excelente, foi resultado de muito esforço e tivemos muito aprendizado. Esta foi a primeira olimpíada que participei e gostei de estudar temas como imigração e cartografia. Eu já gostava muito de estudar Geografia e, agora,  aumentou o meu interesse”, frisou Ana Clara.

O diretor Celso José Paulino ressaltou a importância desse resultado para a escola. “Esse prêmio das cinco equipes, sendo uma de prata e quatro de ouro na olimpíada, representa o resultado do trabalho coletivo, da colaboração do nosso time Olavo Bilac e do incentivo do professor Jardel. Estamos gratos e orgulhosos por acreditar na capacidade de vencer desafios que nossos estudantes protagonistas demonstraram”, afirmou.

O Colégio Estadual Olavo Bilac conta atualmente com 290 estudantes e oferece o ensino fundamental do 6º  ao 9º ano, ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos, terceiro segmento. A escola é jurisdicionada à Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis.

Olimpíada

A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe de professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação do professor doutor Clibson Alves dos Santos e o professor doutor Paulo Henrique de Souza, do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza (Unifal – MG) e do professor doutor Raul Reis Amorim, do Instituto Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a colaboração da professora doutora Gabrielle Cifelli, pesquisadora e colaboradora do Instituto de Geociências da Unicamp. (Josélia de Lima)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias