Connect with us

Bico do Papagaio

No Bico, corpos são trocados e presidiário é sepultado no lugar de idoso

Publicado

em

Era por volta de 7h, desta terça, 3, quando o caixão trazido por um carro da Funerária Regional Pax, chegava em Araguatins, vindo do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), trazendo o suposto corpo do tradicional araguatinense, Osano Luiz dos Santos, de 78 anos. Bastante conhecido na cidade, a morte foi lamentada por muitos. Na noite anterior, Osano teve um mal súbito e foi levado para atendimento emergencial no HRAug, acabou não resistindo.

Entre as intervenções feitas em Osano, na unidade de saúde, estava o exame de Covid-19, que constatou a presença da doença. Com a morte, o corpo passou a obedecer o protocolo Covid, foi levado para a ala destinada a esse tipo de caso e teria de seguir as regras também para sepultamento, que proíbem por exemplo, a realização de velório e abertura do caixão. E assim foi feito, o corpo chegou à Araguatins, nas primeiras horas da manhã, seguiu em cortejo por algumas ruas e seguiu para o Cemitério Municipal, onde foi sepultado.

Quase 1h depois, a família de Osano, recebeu uma ligação do HRAug, pedindo que seja recolhido o corpo do idoso para sepultamento. A informação foi uma surpresa para os familiares, pois já haviam feito o enterro.


Paralelo a isso, na mesma noite de segunda-feira, outro paciente deu entrada no mesmo hospital, este, um detendo da cidade de Tocantinópolis, também no Bico do Papagaio. Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico e não resistiu. O corpo, ainda na madrugada, foi colocado a disposição dos familiares, no local destinado para aguardo da retirada, como de fato foi feito, só que pela funerária da família do araguatinense Osano, que sem qualquer controle por parte do HRAug, entrou na unidade e pegou o cadáver errado, levando para Araguatins e sepultando como se fosse o araguatinense.

Também paralelo a isso, logo pela manhã, Polícia Civil e Polícia Penal, começavam a se mobilizar, para saber o que tinha acontecido com o detento, que simplesmente tinha um atestado de óbito, porém havia sumido.

Quando as versões se cruzaram, já era pouco mais de 9h.

O corpo do detento, teve de ser desenterrado e levado de volta à Augustinópolis, para ser entregue a família. E o corpo de Osano, no final da tarde, foi finalmente entregue aos familiares para o enterro.

O HRAug por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disse que lamenta a angústia dos familiares, afirmou que a troca de corpos aconteceu por parte dos profissionais da funerária responsável pelo sepultamento do paciente Osano, mesmo com todos os critérios de identificação seguidos pela equipe hospitalar. Disse ainda, que a direção do HRAug reforçará as orientações para que situações parecidas não se repitam.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura deve desapropriar parte de área do Sindicato Rural

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), determinou a desapropriação amigável ou judicial, de cerca de 8 mil metros quadrados de área pertencente ao Sindicato Rural, que abriga o Parque de Exposições Joaquim Duarte.

A medida segundo a Prefeitura, é para construção de um Complexo Esportivo, Educacional e de Assistência Social, dotado de quadras esportivas, salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro, equipamento de ginástica, playgroud, pista de caminhada, entre outros.

A Prefeitura justifica, que o local é de fácil acesso a toda população, viabilizando a prática de atividades esportivas, reuniões comunitárias e atividades afins voltadas à comunidade.

A área total do Parque de Exposições tem pouco mais de 134 mil metros quadrados.

O Sindicato ainda não se manifestou sobre a medida da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Cursos do Pronatec/Novos Caminhos iniciam aulas em Araguatins e Tocantinópolis

Publicado

em

As atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos) iniciaram esta semana em Araguatins e Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, com o curso de Serviços Públicos.

Estão sendo ofertadas 40 vagas em cada cidade.

Os cursos são ofertados na modalidade presencial e acontecem na Escola Estadual Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis e na Escola Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem tenta sacar FGTS com documento falso

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos, natural de Paraíso-TO,  enquanto tentava realizar um saque de FGTS com documento de identidade falso, em uma agência bancária da cidade de Tocantinópolis.

Durante policiamento rotineiro em áreas bancárias, os policiais militares foram acionados pelos vigilantes da agência, relatando estar no local, um homem suspeito de portar documentação falsa para realizar transação bancária.

Com a presença da PM e, após busca pessoal no indivíduo, o mesmo recebeu voz de prisão, uma vez que foi constatada a veracidade dos fatos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes em Tocantinópolis, e autuado pelo crime de Tentativa de Furto e Uso de Documentos Falsos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze