- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 15 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PALMAS: Saúde da capital é premiada por melhor estratégia de vacinação do Tocantins

Mais Lidas

O projeto Busão do Mais Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas foi premiado como melhor estratégia de fortalecimento das ações de imunização dos territórios municipais do Estado do Tocantins. A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 19, durante a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A certificação pela experiência exitosa foi entregue por Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Segundo Hugo Botelho, gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), setor responsável por toda a logística de imunização, o Busão do Mais Saúde, criado logo após o começo da distribuição das vacinas contra a covid-19, um ônibus utilizado no transporte coletivo da cidade foi adaptado para as equipes de vacinação. Ele percorreu pontos estratégicos da cidade como avenidas com grande movimentação de pessoas, parques, praças, escolas e órgãos públicos, levando a imunização para as pessoas que passavam por esses locais. 

Botelho, que apresentou a experiência no congresso, explicou sobre resultados obtidos durante o projeto, mais de 40 mil doses foram administradas, elevando em 7% a cobertura vacinal contra a covid-19. “Percebemos que o acesso oportuno e simplificado garantiu a adesão da população. Ver esse trabalho vencer demonstra que nossos esforços valeram muito a pena”, afirmou o profissional.

Sobre o trabalho apresentado, Gilian Cristina, superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e também uma das autoras do projeto, destacou ser imprescindível a implementação de estratégias que consigam ampliar e desburocratizar o acesso à vacinação. “Também é necessário a intensificação de ações educativas que conscientizem a população e consequentemente, melhorar as coberturas vacinais”, finalizou.

Congresso Conasems

Com o tema “O SUS que Falta no Brasil”, o 37º Congresso Conasems, maior evento de saúde pública da América do Sul, ocorreu em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho. O evento, que reuniu diversos líderes da saúde pública, incluindo a ministra Nísia Trindade, propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias