- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 13 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PALMEIRAS DO TO: MDA entrega nova bibliotecas

Mais Lidas

O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entrega bibliotecas rurais, nesta sexta-feira, 30, NO Bico do Papagaio. As cidades contempladas são Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins. O evento acontece as 8Hs na Câmara Municipal de Palmeiras do Tocantins.

Segundo a coordenadora-geral de Ação Cultural do MDA, Maria Dione, o programa incentiva à leitura no meio rural e aproxima os agricultores familiares dos livros. “Além disso, a ação impacta de forma positiva nos índices de educação e interesse pelos livros. É uma oportunidade das pessoas que vivem no campo avançarem na educação e melhorarem seu nível de conhecimento”, avalia a coordenadora.

O acervo de cada arca conta com, no mínimo, 220 livros, que vão desde literatura infantil e livros didáticos a dicionários e livros técnicos. As obras são doadas por instituições governamentais e não governamentais, empresas privadas e, também, pela população urbana, por meio de campanhas de arrecadação de livros.

O delegado do MDA no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves, lembrou que os agricultores familiares terão maior possibilidade de acessar políticas públicas após adquirirem maior conhecimento por meio da leitura. “Com certeza, vai representar uma melhora no desempenho profissional e, ainda mais, na apropriação para políticas públicas. É a possibilidade de comunidades agregarem informação e, assim, contribuírem para um maior desenvolvimento local e regional”, argumenta.

O Arca das Letras é uma ação do MDA, iniciada em 2003, para incentivar a leitura no campo. Pequenas bibliotecas são instaladas em assentamentos e em comunidades rurais com livros didáticos, de pesquisa, literatura infantil, dicionários e livros técnicos, voltados para jovens e adultos. São temas e gêneros diversos que contribuem para o cotidiano das pessoas que vivem no meio rural. O projeto é organizado com a participação das comunidades.

Os acervos são definidos em reuniões locais, conforme o interesse e a necessidade do grupo. Os próprios moradores decidem o local onde a arca vai funcionar e designam os agentes de leitura – voluntários que são treinados para o empréstimo dos livros e que ficarão responsáveis pela biblioteca. O local em que a arca será instalada pode ser a casa do agente, uma associação rural ou qualquer outro espaço que a comunidade escolher, mas é importante que seja de fácil acesso.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias