- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 13 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: 147 novos servidores são empossados na Saúde

Mais Lidas

A Prefeitura de Parauapebas realizou a cerimônia de posse de 147 servidores que irão fortalecer a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento foi realizado na tarde da última terça-feira, 27, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e empossou 90 agentes de combate a endemias (ACE), 48 agentes comunitários de saúde (ACS), 5 técnicos de laboratório e 4 técnicos de radiologia.

Para o secretário municipal de Administração, Cassio Flausino, essa iniciativa é fundamental para fortalecer os serviços de saúde no município e garantir uma maior cobertura para a população. “A chegada desses novos servidores representa um avanço significativo para a saúde pública e oferece um atendimento mais eficaz e próximo à comunidade”, explica.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental e Endemias, Flávia Araújo, o aumento do número de servidores fortalecerá as ações de controle vetorial e visitas aos imóveis, contribuindo para a ampliação da oferta de serviços de saúde nas novas localidades do município.

“Nosso município contava com 90 ACE lotados na Vigilância em Saúde Ambiental e Endemias, dentre os quais desempenham ações de visitas aos imóveis, supervisão e controle de zoonoses. Com a posse desses novos servidores, a Secretaria Municipal de Saúde contará com 180 agentes de combate a endemias, que intensificarão as visitas, ampliando a oferta de ações de controle vetorial em oito novas localidades do município”, comenta a coordenadora.

Para a escolha dos novos locais, foi levado em consideração o perfil epidemiológico de cada territorialidade, que são: Nova Carajás, Complexo Habitar Feliz, Complexo Beira Rio, Complexo Amazônia, Complexo Cidade Nova, Cidade Jardim II, VS-10 II e VS-10 III.

De acordo com a Diretora da Atenção Primária à Saúde, Flávia Pinheiro, a incorporação dos novos agentes comunitários de saúde irá proporcionar uma maior cobertura e qualidade nos serviços prestados à população.

“Parauapebas contava com 308 ACS, distribuídos entre 37 equipes de Saúde da Família (ESF), em zona urbana e zona rural, que agora iremos ampliar essa cobertura. A distribuição das ESF é realizada de acordo com território abrangente. Em nosso município, é dividido por zonas: Zona Central, Zona Norte, Zona Sul, Zona Nordeste, Zona Sudeste e Zona Rural. Com a posse destes 37 ACS, a Semsa contará agora com 345 ACS”, destaca Flávia.

Os novos agentes comunitários de saúde irão atuar nas zonas Central, Nordeste e Norte. Cada ACS é responsável por até 750 pessoas dentro de sua microárea.

Os técnicos de radiologia estarão atuando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também na Policlínica Municipal. Já os técnicos de laboratório estarão atuando no Laboratório Municipal de Parauapebas.

O secretário municipal de Saúde, Alan Palha, parabeniza os empossados e destaca a importância do trabalho conjunto para a melhoria contínua dos serviços de saúde em Parauapebas.

“Quero dar boas-vindas calorosas aos 147 novos servidores empossados na Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas. Cada um de vocês desempenha um papel crucial na promoção da saúde e no bem-estar de nossa comunidade, garantindo que todos os cidadãos recebam os cuidados de que precisam”, ressalta.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias