- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PORTO NACIONAL: Com pratos típicos do Tocantins, Sebrae lança Rota Gastronômica

Mais Lidas

O Sebrae Tocantins lançou nesta segunda-feira, 21, a rota gastronômica de Porto Nacional. O evento, que também é uma realização do Executivo Municipal, ocorreu durante todo dia na cidade considerada um dos patrimônios históricos do Tocantins.

Na ocasião, agências de turismo e imprensa visitaram alguns dos 26 estabelecimentos que compõe o tour gastronômico.

A rota gastronômica é composta de pratos típicos da região, como quibe de peixe, paçoca de carne seca, tucunaré mangulão, e biscoitinhos e polvilho. O objetivo do evento é permitir que os participantes descubram e desfrutem das iguarias locais, sabores autênticos, tradições culinárias e, desta forma, divulguem as potencialidades gastronômicas da cidade.

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, destaca que a rota gastronômica, além de proporcionar aos turistas traços da culinária tocantinense, também oferece um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, criatividade, competitividade e identidade turística da cidade.

“Ações como esta geram fluxo de turistas, emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local, com ênfase aos pequenos empreendedores. É importante o empreendedor ter em mente que o turista não quer somente comer, ele quer saber a história do prato, do estabelecimento e uma coisa que nosso povo saber fazer bem, é contar histórias como afeto”, completa.

Ronivon Maciel, prefeito de Porto Nacional, ressaltou que a cidade está começando a vivenciar o turismo e mostrando para o mundo as potencialidades gastronômicas e turísticas do município. “Fomos agraciados com o Rio Tocantins, e, com certeza, essa é uma importante ferramenta para atrairmos pessoas à nossa cidade, além da Catedral Nossa Senhora das Mercês, que é de encantar os olhos. Então com muita luta e, graças a essa parceria com o Sebrae, podemos dar visibilidade a todo este potencial”, finaliza.O casal Maria José Brito, 84 anos, e Deijayme Aires da Silva, 88 anos, são proprietários da Cocana, uma charmosa casa de biscoitos de polvilho localizada na parte histórica de Porto Nacional. O empreendimento, que existe há 27 anos, ganhou uma repaginada após as capacitações do Sebrae. “Meu filho entrou em contato com o Sebrae e a partir deste momento, fizemos uma mudança na forma de apresentar o produto e já estamos colhendo os frutos deste resultado. Estamos muito felizes em poder fazer parte da rota gastronômica e mostrar nosso produto para quem visita Porto Nacional”, comenta.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias