- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeitos do Bico avaliam Pró-Município. Programa vai recuperar ruas e avenidas

Mais Lidas

DSC_5259

Fonte de grandes investimentos do governo do Estado, a recuperação da malha viária ganha um reforço importante com a implantação do programa Pró- Município. Com a aplicação de recursos na casa dos R$ 78 milhões, o objetivo do programa é restaurar ruas e avenidas dos 139 municípios tocantinenses com 5 milhões de m² de asfalto. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas do Tocantins (AGETRANS), Kaká Nogueira, uma reunião com todos os gestores municipais do Estado está marcada para o próximo dia 31, no Palácio Araguaia.

Na tarde desta quinta-feira, 20, os prefeitos da região do Bico do Papagaio estiveram na sede da AGETRANS para conhecer o programa Pró-Município. De lá, os gestores se dirigiram para a sede do Executivo estadual, onde foram recebidos pelo governador Siqueira Campos. Na ocasião, Siqueira Campos destacou a importância dos investimentos feitos na infraestrutura viária, principalmente no Bico do Papagaio. “As estruturas de poder mais importantes não estão nem no governo federal, nem no governo do Estado. Estão nos governos municipais, que são os mais próximos do povo. Vocês sabem o interesse que o governo tem em fazer os municípios evoluírem e se desenvolverem”, frisou o governador.

DSC_5272

Após o encontro com o gestor estadual, Kaká Nogueira explicou que o Pró-Município será realizado de maneira simultânea, com 25 frentes de serviço distribuídas nas sete residências da AGETRANS no Estado. Todo o processo licitatório já foi concluído e publicado no Diário Oficial da União. “Encerramos todo o processo licitatório, a parte interna e agora é partir para o trabalho em si. Nós temos uma reunião marcada para o próximo dia 31, com os 139 prefeitos para explicar tudo sobre o Pró-Município e assinar a ordem de serviço”, completou.

Para execução das obras, os municípios são os responsáveis por apresentar um projeto ou relatório, detalhando as vias a serem recuperadas. O cronograma de ações do Pró-Municípios em todo o Estado foi distribuído de acordo com a quantidade populacional.

1000 (1)

Para o presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio, Auri-Wulange, prefeito de Axixá do Tocantins, as obras estabelecidas pelo governo do Estado na região têm contribuído de forma contundente para melhoria na qualidade de vida da população. “Nós [prefeitos] viemos a Palmas para uma conversa com o presidente da AGETRANS, para conhecer o Pró-Município. Este é um programa que acreditamos que irá melhorar a mobilidade urbana nas nossas cidades e dar mais qualidade de vida para os nossos munícipes”, celebrou.

1000 (2)

De acordo com o prefeito de Riachinho, Fransérgio Alves Rocha, o município já está sendo contemplado com outras obras do governo do Estado e isso dá mais segurança para a população. “Volto para minha cidade tranquilo por saber que o governo está cuidando do nosso Estado e agora vamos ter um asfalto novinho”, frisou.

1000 (3)

Além do Pró-Município, as frentes de serviço do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), que já recuperou mais de 11 mil Km de estradas vicinais em todo o Tocantins, também foi bem avaliado pelos gestores presentes no gabinete do Governador nesta tarde. Para a prefeita de Buriti do Tocantins, Rúbia Amorim, os investimentos feitos na infraestrutura viária do Estado levam mais segurança e desenvolvimento para as cidades. “Principalmente neste momento em que nossas vias estão deterioradas e que precisam ser reparadas emergencialmente. O Pró-Município veio na hora exata e vai ajudar às cidades a ter uma cara nova e a dar mais qualidade para as pessoas”, completou.

Pró-Município

O Pró-Município é parte de um grande pacote de investimentos que gira em torno de R$ 430 milhões, lançado em outubro de 2013, e que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. Com a ação do governo do Estado, serão atendidos os 139 municípios do Tocantins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias