- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 24 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presente de Dia das Mães: Indígena comemora o primeiro emprego do filho

Mais Lidas

O mês de maio tem comemoração em dose tripla na casa de Vanessa Xerente – além do Dia das Mães, o mês marca o aniversário de Vanessa e de Sair, o primogênito da artesã, natural de Tocantínia, cidade a 86km de Palmas.  

Neste ano, a comemoração tripla ganhou uma nova razão para celebrar – o jovem Sair Xerente recebeu, no começo do mês, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do programa de Aprendizagem.  

Mãe e filho estiveram na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Palmas para a assinatura do contrato. Na ocasião, Vanessa destacou a sua alegria em ver o filho receber essa primeira chance aos 16 anos e agradeceu a oportunidade.  

“Um presente. Com certeza, um presente que Deus me deu. Primeiramente quero agradecer Waptowazaware que é nosso Deus maior por existir esse programa que é muito importante para o jovem. Pra mim é um motivo de muita felicidade de eu ter meu filho aqui junto com vocês, essa oportunidade, essa inclusão dos povos indígenas no mercado de trabalho porque a gente sabe que lá no interior, lá nas bases é muito difícil esse programa chegar”, pontuou.  

Vanessa afirmou que desde que recebeu a notícia de que o filho seria admitido no programa sentiu uma alegria inexplicável. Estudante de gestão pública, ela reconhece a importância dos programas de aprendizagem para os jovens e destaca como fundamental a inclusão dos Povos Indígenas nesse processo.  

“O que quero pro meu filho, eu quero pra muitos jovens – essa inclusão, essa valorização, esse empoderamento do nosso povo no meio desses programas. Formar os nossos jovens, inserindo-os no mercado de trabalho, esses jovens que às vezes estão lá nas suas aldeias, sem saber que existe essa oportunidade”, completou.  

Sair Xerente irá atuar como auxiliar administrativo afirmou que, além de aprender muito com essa etapa, ele pretende fazer valer a sua representatividade como indígena.  

“Pra mim é uma coisa muito boa, estou muito ansioso, e agradecido por essa oportunidade para entrar. Espero aprender muito, e representar minha cultura e meu povo também”, resumiu.  

Celebrar com união 

Depois de finalizar a assinatura do contrato e receber as informações da equipe da Renapsi, Vanessa e Sair convidaram os novos jovens e a equipe do Polo para participar de um momento com dança e celebração. A mãe alegou que um momento único como esse merece uma celebração e que acredita que a família poderá compartilhar muito da cultura do povo Xerente.  

“A gente vai estar cantando uma música com vocês porque a gente viu aqui na cidade grande, é muito individual cada um por si. Lá na nossa comunidade nós somos unidos. Nós enquanto povos indígenas, a gente gosta de servir, a gente gosta de ser acolhedor, a gente gosta de compartilhar. Eu escolhi a música que nós vamos cantar, e eu quero fazer um círculo aqui um pegando na mão do outro, porque nós temos que pegar um na mão do outro, nós precisamos andar unidos”, explicou.  

A música escolhida por Vanessa dizia que “Hoje é o nosso dia, para nós é o dia importante para nós” e foi cantada por mãe e filho Xerente, além de todos os presentes no momento de integração.  

Novas Vagas 

Jovens de todo o Tocantins podem se candidatar a vagas como Jovem Aprendiz. O Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social desenvolve, junto com a Renapsi, o programa Jovem Trabalhador, que irá ofertar 3 mil postos de trabalho em órgãos públicos nos 139 municípios do estado.  

Além da cota para Pessoas com Deficiência (PCD) e jovens do sistema socioeducativo, o programa prevê a prioridade na contratação de jovens indígenas, quilombolas e ribeirinhos. As inscrições podem ser feitas através do jovemtrabalhadorto.org.br  

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias