- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 15 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Saúde suspende repasse de recursos a 2 municípios

Mais Lidas

Portarias do Ministério da Saúde publicadas nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União suspendem a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia de Saúde da Família a 2 municípios do Bico do Papagaio, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.

De acordo com as publicações, a decisão foi tomada com base em irregularidades na gestão identificadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), sobretudo no que se refere ao descumprimento da carga horária de médicos e dentistas vinculados à Estratégia Saúde da Família, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica.

O ministério informou que a decisão de suspender a transferência de recursos será mantida até que as irregularidades detectadas tenham sido sanadas. Todas as portarias entraram em vigor nesta segunda-feira.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

3 Comentários

  1. O Município de Sítio Novo do Tocantins acaba de sofrer mais uma cassação. O Ministério da Saúde suspendeu o Programa Saúde da Família, que atendia a 2.462 famílias em situação de pobreza.
    Sítio Novo vive as turras com a palavra CASSAÇÃO. Em 50 anos elegeu 05 prefeitos que se revezaram no poder. São eles: Manoel Lopes Teixeira, Antonio Araújo, José Vieira Leite, Neto Borba e Jair Farias. Todos foram cassados por corrupção. O último foi o prefeito eleito e vice-prefeito por 03 vezes Jair Farias, que tomou posse sustentado em uma liminar.
    Agora, com a suspensão do PSF o povo fica cassado de fato, do direito a saúde e também do direito de morrer, já que o Cemitério Municipal está lotado e não cabe mais ninguém.
    O problema da saúde em geral, já estava crônico. Não havia médicos trabalhando, embora tenham participado efetivamente da campanha do prefeito eleito. Remédio nas farmácias do Bandeirante e SESP também há muito tempo não tem. O Secretário de Saúde, o cantor e compositor Victor, chamado pelo Juiz da 11a. Zona Eleitoral, Dr;. Balduir, de incompetente, foi confirmado por Jair Farias na atual gestão.
    Os médicos que Victor tem sob sua orientação recebem sem trabalhar. No Povoado Sucavão e Sumaúma, há um médico bonachão, que a população só foi conhecer no final da campanha eleitoral, fazendo campanha e logo depois desaparecendo novamente.
    Pobre Sítio Novo, que de bom mesmo na área de saúde tem os seus Agentes de Saúde. Estes sim, trabalham, mas sem contudo, poder fazer valer os resultados de suas visitas familiarfes.
    Cada POVO tem o Governo que merece!

  2. INFORME ONDE TEM MEDICO E DENTISTA TRABALHANDO 40 HORAS SEMANAL. EM LUGAR NENHUM DO PAÍS!! O QUE VEMOS EM TODOS OS MUNICIPIOS SAO PROFISSIONAIS TRABALHANDO 30 HORAS ATE MESMO OS ENFERMEIROS . EM SITIO NOVO VAI SER DIFERENTE PORQUE?

    A VERDADE TEM QUE SER VISTA E DITA!!!! MS TEM QUE OLHAR PARA OUTROS MUNICIPIOS TAMBEM!

  3. O bloqueio dos repasses é muito bom para os municípios citados, embora agrave ainda mais um problema diário das populações mais carentes também demonstra a camuflagem, incompetência e descaso empregados nestes municípios por seus secretários de saúde e gestores responsáveis. Na nota diz que os repasses estão bloqueados e que as ações e relatórios terão que ser disponibilizados para regularização. Isto Obriga os novos (ou velhos, no caso do “Sítio”) gestores e seus respectivos secretários a montar suas estratégias e equipes para no mínimo espaço de tempo realizar todas as ações necessárias e preparar todos os relatórios. a regularização implica na liberação dos recursos de forma retroativa, desta forma não prejudicará a gestão e o povo terá os próximos 45 dias de ações intermitentes. Cabe também as sociedades organizadas acompanhar este trabalho.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias