- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Ações de combate ao mosquito da dengue serão intensificadas

Mais Lidas

Com o objetivo de intensificar as ações de combate e prevenção à Dengue, a Prefeitura de Tocantinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a parceria de outras secretarias, estará fazendo ao longo deste mês de novembro a campanha de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) em áreas urbanas da cidade.

Entre as ações da campanha, estarão sendo realizadas coleta de lixo e entulhos, limpeza de lotes baldios, ações educativas com a comunidade e orientações de como se prevenir e combater a doença. Com a chegada do período chuvoso a intensidade de casos de Dengue aumenta significativamente em relação a outras épocas do ano.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica fará reforço dos mutirões intersetoriais, ações que acontecerão todas as semanas em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue.

A campanha destaca como medidas preventivas podem ser tomadas por todos, mostrando que com ações simples podemos evitar um ambiente com condições favoráveis à criação do mosquito. Cuidados cotidianos como a conservação de vasos sem acúmulo de água, evitar o descarte de recipientes em lugares indevidos e fechar corretamente os sacos de lixo, são muito importantes para a prevenção da Dengue.

Vale destacar que nos últimos meses o número de pessoas que contraíram a Dengue e a Febre Chikungunya aumentaram bastante em algumas regiões que fazem fronteira com o Tocantins. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde alerta aos munícipes sobre os riscos dessa doença em nossa cidade, uma vez que estamos propícios a contraí-la.

Dengue e Febre do Chikungunya – São doenças infecciosas, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegipty e Aedes Albopictus. Os principais sintomas são: febre alta, dores no corpo, nas articulações, nos olhos e na cabeça, podendo ocasionar também náuseas, falta de apetite e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele. Na presença desses sintomas a população deve procurar imediatamente os serviços de saúde. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias