- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 13 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tocantinópolis e Angico receberão selo da UNICEF

Mais Lidas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciará nesta quinta-feira, 29, às 15h, em cerimônia nacional, os municípios vencedores do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O anúncio nacional dos municípios que conquistaram o Selo será feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu da República, em Brasília. O evento contará com as presenças de ministros, governadores, prefeitos, secretários estaduais e articuladores da iniciativa.

Na Amazônia, 119 municípios serão certificados. A entrega dos troféus aos municípios tocantinenses certificados pelo UNICEF ocorrerá no dia 11 de dezembro, às 16h, no auditório do quartel do Comando Geral da PM, na Avenida LO 5, Quadra AE 304 sul, lote 02, em Palmas-TO.

No Bico do Papagaio Tocantinópolis e Angico foram contemplados. Angico reduziu para zero a mortalidade infantil, após registrar uma taxa de 21, 2 por 1000 nascidos vivos no início do Selo UNICEF. A gravidez na adolescência também caiu, pois o percentual de partos de mães com idade entre 10 e 19 anos saiu de 46,8% para 26,1% do total. Na educação, aumentou significativamente a quantidade de crianças com deficiência frequentando a escola: esse percentual saltou de 26% para 66,6%. Já Tocantinópolis melhorou o atendimento pré-natal, que no início do período monitorado pelo Selo UNICEF alcançava 25,7% das gestantes e chegou a 45,8% no final do processo. As investigações a respeito das causas dos óbitos infantis saiu do patamar de 30% do total de mortes e chegou a 100%. O município também elevou de 19,7% para 68,1% o percentual de crianças com deficiência frequentando a escola.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará que, desde 2005, alcança todo o Semiárido. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Para conquistar o Selo, os municípios foram monitorados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias