- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: PrevFogo forma 1ª Turma de Brigadistas Indígenas

Mais Lidas

10402019_500578180068791_6364840655827828966_n

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama) formou, a primeira turma de Brigadistas Indígenas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do município de Tocantinópolis. Nesta primeira turma foram formados 31 agentes brigadistas.

Tendo em vista as questões que visam à prevenção e a formação, a Prefeitura de Tocantinópolis juntamente com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) firmaram uma parceria com o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a formação da brigada indígena. Devido à cidade de Tocantinópolis ser localizada em uma região muito propícia às queimadas e também as fortes temperaturas enfrentadas ao longo do ano, esta ação irá garantir a prevenção e o combate do fogo nas áreas que compreendem a reserva e ao município.

A partir de agora, os novos combatentes irão atuar com prevenção e combate a incêndios nas florestas do município, bem como dar apoio e orientação às queimadas controladas e promover ações de educação ambiental na cidade. Consequentemente, haverá fortalecimento do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PrevFogo.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, PrevFogo, é um grupo especializado do Ibama que desenvolve diversas ações dentro das Unidades de Conservação Federais. Compete a coordenação estadual deste Centro a formação de brigadistas para atuarem nos meses críticos de incêndios e queimadas nas Reservas Biológicas e Florestas Nacionais espalhadas pelo Estado.

No curso realizado pelo PrevFogo para formação dos brigadistas, foram realizadas aulas teóricas e práticas que visam avaliar o candidato fisicamente e ensinar a ele como proceder em situações de combate e prevenção de fogo utilizando motobombas, GPS e conhecimento em primeiros socorros. Após as aulas foi realizada uma avaliação do candidato simulando um incêndio. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias