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segunda-feira, 20 / maio / 2024

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TOCANTINS: Disciplinas Eletivas no ensino fundamental promovem aprendizado na Escola XV de Novembro

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Usar a mágica e o encantamento circense para ensinar Matemática, essa foi a sacada do professor Claudir Aguiar, da Escola Estadual de Tempo Integral XV de Novembro, ao propor a Disciplina Eletiva Circo Matemático. A unidade de ensino, localizada no município de Tocantinópolis, atende cerca de 170 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

As disciplinas eletivas integram a proposta das escolas de tempo integral da rede estadual. O modelo é uma adaptação da metodologia Jovem em Ação, original das escolas de ensino médio que têm alcançado resultados positivos no Tocantins.

Em todo o Estado são 25 escolas de ensino fundamental que atendem mais de 6.200 alunos. Desde 2018, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem adotando este padrão no ensino fundamental. Os alunos destas unidades também têm acesso a outras inovações como o projeto de vida e as salas temáticas.

“Ao utilizar essa metodologia de êxito das escolas Jovem em Ação, auxiliamos na ampliação e aprofundamento dos conhecimentos do estudante para fazer com que a Parte Diversificada, que contempla componentes como, as Eletivas e o Projeto de Vida, auxiliem também na Base Comum Curricular. No caso específico das eletivas, as temáticas são escolhidas de maneira conjunta entre os estudantes e professores, com base nas competências e habilidades não desenvolvidas adequadamente no semestre anterior,”, explica o gerente de Educação Integral da Seduc, Saulo Simon Borges.

Circo Matemático

Idealizada pelo professor Claudir Aguiar, a Eletiva Circo Matemático tem como objetivo despertar o interesse pela Matemática e contribuir para a melhoria da aprendizagem. “Pensamos numa forma de atrair os alunos utilizando a mágica, as surpresas e o deslumbramento associados ao circo. Usando o lúdico como ferramenta para incentivar o gosto pela Matemática, buscando assim melhorar a capacidade de resolver problemas, além de desenvolver a concentração e a socialização”, enfatizou.

Além das atividades desenvolvidas na escola, a Eletiva teve outros resultados como o evento Gincalculando, uma gincana que envolve toda unidade de ensino em diversas provas. Os truques e performances dos picadeiros também são apresentados em outras instituições da cidade.

“Inicialmente mostramos as mágicas e explicamos os fundamentos matemáticos por trás de cada um e, depois, treinamos os truques para que os próprios alunos possam executar sozinhos. Para eles é um momento importante, poder mostrar o que aprenderam para estudantes de outras escolas”, relatou Claudir Aguiar.

Na avaliação da estudante do 7º ano, Nicoly Alves Viana, o aprendizado de forma descontraída é o maior benefício do Circo Matemático. “Essa disciplina tem me dado a oportunidade de ver a Matemática como uma atividade divertida e prazerosa. Depois do circo, muitos alunos que não gostavam de Matemática, passaram a gostar da disciplina. Aprendemos equação de 1° grau, potenciação e divisibilidade”, contou empolgada. (Núbia Daiana Mota)

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