Connect with us

Destaques

TOCANTINS: Lula e Gaguim inauguram amanhã mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, e o presidente da Valec, Francisco das Neves, o “Juquinha”, estarão nesta terça-feira, 23, em Guaraí, para inaugurar o trecho de 126 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que liga o município a Colinas do Tocantins. Também será inaugurada a Plataforma Multimodal de Guaraí, que somada ao trecho obteve um investimento de cerca de R$ 350 milhões. O presidente chegará a Palmas logo pela manhã e seguirá para o canteiro de obras em Miracema, onde fará uma visita rápida por voltas das 10 horas, cumprimentando trabalhadores e conhecendo as obras. Em seguida, o presidente Lula parte para Guaraí, percorrendo parte do caminho de trem.

A última etapa da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins, que liga Alvorada a Talismã, com extensão de 65,8 quilômetros, foi lançada no último dia 10, em Alvorada, pelo governador Carlos Henrique Gaguim. Na ocasião, o governador afirmou que, a partir de agora, irá focar no planejamento das plataformas multimodais.

Atualmente, o Estado conta com 253 quilômetros de trilhos instalados – Aguiarnópolis-Araguaína, num total de 153 quilômetros, e Araguaína-Colinas com 100 quilômetros -, além da inauguração do trecho Colinas-Guaraí, outros três serão inaugurados até o mês de outubro de 2010. Segundo a Valec, até dezembro deste ano, a obra estará concluída até a divisa com o Estado de Goiás, ligando Aguiarnópolis a Talismã.

Andamento

No trecho entre Guaraí e Palmas, com extensão de 150 quilômetros, os trabalhos estão em andamento, sendo que o trecho e a Plataforma Multimodal em Palmas estão previstos para serem entregues em outubro de 2010. Lá pretendem se instalar as empresas BR Distribuidora, Premium, Global, Petrolíder, Petróleo Federal, Nacional Asfalto, Bunge, Cargil, Granule, Louis Dreyfus Commodities, South American Soy, Argentina Negocios de Granos, Ceagro, Fertilizantes Tocantins, Fertipar, Login, Mac Logística e Cabotagem e Combitans Amazônica.

Já o trecho entre Palmas e Porto Nacional, de cerca de 60 quilômetros, deve ser entregue em julho deste ano. De acordo com a Valec Construções, Engenharia e Ferrovias S/A, quando concluído, o trecho de 860 quilômetros que passa pelo Tocantins terá um montante investido de cerca R$ 2,85 bilhões. (Julliana Ribeiro – Foto: Ezequias Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Destaques

COMUNICADO: Site fora do ar

Publicado

em

Desde o último sábado, 6, o webjornal Folha do Bico vem enfrentando problemas em seu servidor alugado junto a empresa Umbler Provedor Internet LTDA, levando a indisponibilidade dos serviços.

O monitoramento da empresa apontou uma falha no hardware de um dos nosso storages. O storage é um equipamento desenvolvido especificamente para armazenamento de dados e possui diversos mecanismos internos de redundância e de acesso aos dados para reduzir ao máximo o risco de perda de dados em caso de falha em um dos vários HDs que esses equipamentos possuem.

O fato é que três HDs de um dos storages pararam de funcionar de uma vez, e outros quatro estão parcialmente funcionais (o que absolutamente improvável de acontecer). Quando isso aconteceu, o acesso aos dados desse equipamento ficou sobrecarregado e acarretou na indisponibilidade total do cluster de servidores ligados a esse storage.

Desde então a empresa trabalha em conjunto com os técnicos do fornecedor (Dell) para restabelecer o acesso aos dados minimizando ao máximo a possibilidade de perda deles. Já tentados diversas abordagens diferentes, algumas delas já deram resultado e por isso muitos dados já estão a salvo e os serviços funcionando perfeitamente. No entanto, existe uma parcela ainda que não conseguimos concluir pois recebemos a orientação dos técnicos de que não deveríamos acessar aqueles dados a fim de minimizar o risco de que algo fosse perdido.

Continuamos trabalhando para normalizar o acesso.

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: Pretinho deve anunciar desistência em fevereiro

Publicado

em

Empresário e pré-candidato tucano à Prefeitura de Araguatins, Pretinho do Supermercado, bem que tentou, mas vai mesmo desistir da disputa. Lançado pelo conselheiro do Tribunal de Contas, dono de pousada e líder político, Vagner Praxedes, Pretinho está só. (mais…)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Fez empréstimo no “Nossa Oportunidade” e não recebeu dinheiro, apenas cobraças

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 28, uma ouvinte do programa Rádio Alternativo, apresentado pelo jornalista, Arimatéia Junior, na rádio Nativa FM, denunciou irregularidades no programa de micro crédito Nossa Oportunidade, do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) e a faraônica Secretaria das Oportunidades. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze