Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Momento cívico e visitação a carceragem é promovido pela Polícia

Publicado

em

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Araguatins, promoveu na manhã desta quarta-feira, 5, momento cívico e visita à carceragem da Cadeia Pública do município. O evento foi realizado pelo delegado titular do 1º DP, Wlademir Costa Oliveira e sua equipe, com apoio e orientação do delegado regional, Carlos Teixeira de Castro e foi direcionado a 40 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes.

A iniciativa é sequência ao projeto “Conhecendo a Realidade”, elaborado pelos delegados, Wlademir Costa Oliveira e Carlos Alberto Castro, que vem sendo desenvolvido com êxito, inicialmente no município de Araguatins. A finalidade é conscientizar os jovens e adolescentes a respeito dos perigos e das consequências de uma vida criminosa e do envolvimento com drogas e posteriormente da vida no cárcere.

De acordo com informações do delegado regiona,l Carlos Castro, o projeto nasceu da necessidade de fazer com que os jovens e adolescentes das escolas públicas de Araguatins pudessem conhecer melhor a realidade daquelas pessoas que foram privadas de sua liberdade por conta de crimes que cometeram e os terríveis efeitos que as drogas podem causar, despertando assim, uma reflexão por parte dos jovens, para que os mesmo possam seguir uma vida justa, digna, sem drogas ou qualquer outra prática ilícita.

Além disso, segundo o delegado Wlademir, o “Conhecendo a Realidade“ visa contribuir para a formação de caráter e personalidade dos jovens que nessa época da vida sofrem muitas influencias e podem acabar se desviando para um caminho que leve à criminalidade e em consequência à prisão ou à morte.

A solenidade teve início pontualmente às 8h00 com o hasteamento dos Pavilhões, Nacional, do Estado do Tocantins e da Polícia Civil. Contou com a participação dos alunos escola Maria de Lourdes, de policiais civis da 1ª Dp da 10ª Regional, policiais militares da 4ª Companhia, sob o comando do major Sherlock Mesquita. Representando o poder judiciário, estava o promotor de justiça da Comarca de Araguatins, Adriano Ziza e demais membros da comunidade.

Dando sequênica ao evento, os estudantes devidamente acompanhados por membros do Conselho Tutelar de Araguatins e autorizados por seus responsáveis, iniciaram a visitação às dependências da carceragem da Cadeia Pública de Araguatins onde puderam conhecer a realidade dos presos que se encontram naquele local. Na oportunidade, os Delegados Carlos e Wlademir explicaram aos jovens as consequências das ações criminosas. Os jovens também ouviram alguns relatos de homens que se encontram no cárcere sobre como é ficar sem liberdade e foram aconselhados, pelos detentos, a permanecer firme nos estudos, trabalhar dignamente e não se envolver em hipótese alguma em ações delituosas que possam colocar em risco suas vidas e sua liberdade.

De acordo com a professora Vânia Silva, a visita dos alunos à carceragem foi muito benéfica e importante para que os adolescentes possam conhecer de perto a realidade e se conscientizarem sobre os riscos de se envolver em condutas criminosas. “Muitas crianças e adolescentes aqui hoje, tomaram um choque de realidade ao conhecerem as condições em que os detentos vivem. Tenho certeza de que isso vai fazer com que eles reflitam muito antes de tomar alguma atitude que os possa colocar em risco de perder sua preciosa liberdade”, concluiu a professora. Ainda, segundo Vânia, o “Conhecendo a Realidade” é uma iniciativa muito boa e deve permanecer e ser expandido para todas as escolas de Araguatins.

O aluno Leandro Almeida de 14 anos avaliou a visita que fez como muito boa, pois apesar de ter ficado triste com a realidade do cárcere, conseguiu assimilar que a vida do crime não compensa e o envolvimento, sobretudo com drogas, só pode levar a morte ou a cadeia. “É muito triste perder a liberdade. Todo ser humano nasceu para ser livre, mas é preciso fazer as escolhas certas para que a pessoa não acabe em problemas com a Justiça ou perca a própria vida ou a liberdade”, ressaltou o estudante.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
9 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze