- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 07 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

8 município tem FPM bloqueado pelo não pagamento de dividas

Mais Lidas

De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), 8 municípios do Bico do Papagaio estão com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados desde o último dia 13. O motivo, segundo consta no sistema do SIAFI é referente a impostos recolhidos e não repassados a Receita Federal. No Bico, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilandia do Tocantins, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis, enfrentam o problema.

O prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-Wulange (PSD) comentou com a imprensa que a situação é ainda mais complicada, pois além do bloqueio do FPM, também foram deixadas outras dívidas pela gestão anterior que estão inviabilizando a gestão.

“O FPM foi bloqueado porque o ex-prefeito de forma criminosa e inapropriada não pagou durante os quanto anos de sua gestão o INSS e a Receita Federal, gerando um dívida para o município no valor de mais de R$ 8 milhões. Mas além disso, temos outras dificuldades, pois tivemos que parcelar muitas dividas da prefeitura como contas energia e muitas outras, a situação de Axixá é uma das mais críticas do Tocantins”, informou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, na área da Saúde, a situação também está crítica. “Estamos com problemas também na Saúde, pois os repasses do Programa de Saúde da Família (PSF) foi bloqueado, e com isso deixou de receber mais de R$ 70 mil, não temos como pagar médicos e enfermeiros, a cidade está sem médico, a população está sem o atendimento adequado devido a situação deixada pela gestão anterior”, disse.

Ainda sobre o FPM e sobre o pagamento dos servidores, o prefeito disse que está em Palmas tratando do assunto. “Estou em Palmas resolvendo isso. Estive na Receita Federal e parcelei a dívida, mas ainda vai demorar uns 10 dias para liberar, mas estamos buscando apoio do Governo do Estado, que tem nos ajudado muito. No mês passado conseguimos pagar o salário dos servidores, este mês vamos aguardar os repasses que são feito dia 30 para vê o que pode ser feito”, finalizou o prefeito.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

2 Comentários

  1. Espero que não seja desculpas para não trabalhar, porém acho que aqueles que descontaram o INSS do contra cheque dos servidores e não repassou para o orgão, no mínimo comenteram crime de desvio de recurso, roubou do servidor, sonegação fiscal, improb. administrativa. Fique de olho eleitor, evite este tipo de administrador para a sua cidade, não cai na conversa deles.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias