Connect with us

Bico do Papagaio

A última travessia

Publicado

em

balsaNão importa, ao certo, quando a travessia da balsa sobre o rio Tocantins, entre Imperatriz e a Bela Vista, começou.  Com a liberação da ponte a balsa terá com a movimentação atual sua atividade encerrada. Vai para a história, de onde, da lembrança de cada um, sairão várias estórias.

De Imperatriz a Bela Vista, da Bela Vista a Imperatriz, quanta história! Quer uma? Imortalizada? Padre Josimo nela atravessou antes de tombar exangue. Quantos, homens e mulheres, encontraram na travessia, sob a poesia do por do sol ou de um luar, o prelúdio para uma cantata enamorada? E se um de nós fosse conversar com o barqueiro, quantas histórias, e num rasgo personalista que o testemunho acrescenta e enriquece quantas estórias dele arrancaríamos?

Iniciada por José Reinaldo, a ponte foi concluída por Jackson Lago e com a queda deste, coube a Roseana Sarney fazer seus acessos, viabilizando, assim, o tráfego. A ponte, porém, entre dois estados, geograficamente se recusa a ser de alguém. Na terra de Gonçalves Dias é preciso parodiar Castro Alves. – A ponte é do povo, assim. (Illya Nathasje)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Termo de Cooperação para regularização fundiária é assinado

Publicado

em

A Prefeitura de Tocantinópolis, firmou na semana passada, Termo de Cooperação para regularização fundiária no município.

A parceria para o projeto, é com o Tribunal de Justiça torna possível a formalização da entrega das certidões de forma gratuita e o registro legal dos imóveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze