Connect with us

Bico do Papagaio

ADAPEC suspende aglomeração de equídeos e restringe cavalgadas e tropeadas no Bico

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) editou uma nova portaria nº 270, nessa terça-feira, 1º, suspendendo qualquer aglomeração de equídeos (asininos, equinos e muares), no município de Araguatins, no Bico do Papagaio, além de Santa Fé do Araguaia, Muricilândia e  Filadélfia, na região norte do Tocantins. Além disso, restringe cavalgadas e tropeadas em outros municípios circunvizinhos, permitindo somente aqueles eventos autorizados pela Agência. A medida adotada visa controlar o mormo nesta região após o surgimento de focos da doença. 

Os locais considerados limítrofes as regiões acima citadas são: Ananás, São Bento, Axixá, Augustinópolis, Buriti, São Sebastião, Esperantina, Araguaína, Aragominas, Babaçulandia, Barra do Ouro, Goiatins e Palmeirante. Essa é a mais nova atualização, já que a medida que o saneamento das propriedades rurais são cumpridos, os municípios saem do rol restritivo e outros que apresentarem focos entram.

Segundo o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocàdio, o objetivo das ações é conter o avanço do mormo no Estado, uma vez que foram registrados focos da doença nestas regiões. “Priorizamos a prevenção, pois se trata de uma enfermidade que pode também ser transmitida ao homem. Assim que as medidas sanitárias forem todas cumpridas e o trabalho de investigação concluído as áreas serão liberadas”, disse.

Prevenção

Não existe vacina ou tratamento para o mormo. O produtor rural deve ficar atento, realizar os exames regularmente nos seus animais, já que a validade é de 60 dias, exigi-los ao comprar um animal, evitar que ele tenha contato direto com outros. Caso o dono do equídeo suspeite que ele esteja infectado deve isolá-lo e comunicar imediatamente a Adapec. No manuseio deve ter cuidado redobrado, luvas e máscaras, e evitar ao máximo que ele tenha contato com outros animais e humanos.

A Adapec está à disposição nas suas unidades em todo o Estado e disponibiliza ainda o 0800 63 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14, para que os interessados tirem suas dúvidas e também denunciem o trânsito clandestino de animais. Outra plataforma disponível está no  link a seguir: https://adapec.to.gov.br/animal/notificacao-de-suspeitas-de-doencas-em-animais/ , onde o usuário poderá registrar suspeita da enfermidade.

Mormo

É uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos. Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Justiça da 48h para Alberto Moreira retornar servidores exonerados

Publicado

em

Veja decisão AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: PSD quer Professora Elizabete na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa

Publicado

em

O PSD está de olho na atuação de Professora Elizabete, vice-prefeita de Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, e tem nela, umas de suas apostas para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2022.

A legenda, comandada pelo senador Irajá Abreu, que é um dos principais nomes especulados como candidato na disputa pelo Governo do Tocantins, sendo ou não candidato, já articula nos bastidores, um time forte de pré-candidatos a deputado estadual. O nome de Elizabete está na lista.

Dois fatores pesam bastante, o fato dela ser mulher e ter demonstrado extrema habilidade na condução do processo eleitoral que elegeu Aquiles da Areia (PP), prefeito de Araguatins, com ampla vantagem.

Paralelo a isso, integrantes do PSD avaliam, que caso ela receba apoio do empresário Edson Tabocão, seus colégios eleitorais se estenderiam bem além dos limites de Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Ladrão de celular é preso. Vítimas sempre eram mulheres

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na manhã desta segunda-feira, 25, um homem de 34 anos, acusado de roubar diversos aparelhos celulares de várias vítimas na região do Bico do Papagaio. A prisão ocorreu na Rodovia TO-201, na altura do km 3, em Augustinópolis.

Além da cidade de Augustinópolis, onde o autor foi preso, a PM descobriu que o homem também chegou a praticar o mesmo crime nas cidades de Axixá e Praia Norte. A informação foi confirmada pelo próprio acusado após ser preso pela guarnição.

Uma das vítimas, mulher de 30 anos, ligou para a Central de Operações da PM (Copom) dando conta de que no Bairro São Pedro, naquela cidade, o autor havia acabado de roubar seu aparelho celular. Segundo a vítima, o homem estava em uma moto Honda Bros, quando parou o veículo ao lado dela e com a mão na cintura, dizendo está armado, obrigou a moça a lhe entregar o aparelho celular.

O indivíduo foi localizado pela equipe da PM já nas proximidades da entrava da cidade de Augustinópolis. Percebendo o acompanhamento tático, o autor ainda tentou se livrar de alguns objetos em um matagal na beira da pista, mas acabou sendo detido e preso pela guarnição.

Em poder do homem a PM apreendeu um aparelho celular. Na beira da pista, onde o homem jogou alguns objetos, os policiais encontraram mais cinco aparelhos celulares e R$ 110.00 reais em espécie.

As informações dão conta de que o indivíduo preso é o mesmo que vinha amedrontando moradores de Augustinópolis e região do Bico, ao praticar roubo de aparelhos celulares. Todas as vítimas eram mulheres e em duas situações chegou a adentrar as residências e utilizando-se de grave ameaça, tomava os celulares das vítimas.

Informações também apontaram de que o autor já esteve preso em São Miguel-TO e Imperatriz-MA, acusado de roubo e receptação de aparelho celular.

Continue lendo
publicidade Bronze