Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Incra assentará 28 famílias resgatadas de trabalho escravo

Publicado

em

Dezessete famílias resgatadas de trabalho escravo no município de Ananás serão assentadas em novo assentamento a ser implantado pelo Incra na localidade. A portaria de criação do assentamento foi publicada, dia 8 de dezembro, no Diário Oficial da União. Com o ato, o Incra fica autorizado a realizar a seleção e a homologação das famílias cadastradas.

O novo assentamento será implantado numa área de 1.941 hectares, desapropriado por não cumprir sua função social. O imóvel tem capacidade para receber até 28 famílias de agricultores familiares.

Outras famílias de trabalhadores rurais sem terra, indicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ananás, também serão beneficiadas após a conclusão da seleção e homologação dos cadastros realizados.

Condições degradantes

Irany Pereira Silva é um dos trabalhadores rurais resgatados de trabalho escravo no município, que aguarda a criação do novo assentamento. Ele trabalhava em condições degradantes numa fazenda na região até ser resgatado pelo grupo de fiscalização móvel do Ministério do Trabalho.

Segundo Silva, os trabalhadores rurais dormiam em redes, em barracos de palha, utilizavam a mesma fonte de água para consumo humano, trato dos animais e higiene pessoal. Além disso, as despesas com a compra de ferramentas e alimentos eram descontadas das diárias pagas. “As condições eram ruins e trabalhávamos para pagar o encarregado da propriedade”, conta.

Hoje, ele mora com a família em Ananás, trabalhando como diarista na cidade ou em fazendas da região. “Todas as famílias resgatadas aguardavam com ansiedade a criação do projeto, que representa um recomeço com segurança e oportunidades”, ressalta.

Implantação

O investimento inicial na instalação dos agricultores familiares será de R$ 756 mil. Para implantar o projeto, o Incra discutirá com as famílias selecionadas a elaboração de plano para promover o desenvolvimento do assentamento e orientar sobre a concessão de créditos.

Cada família assentada receberá recursos do Programa de Crédito Instalação, no valor de até R$ 27 mil, para garantir a segurança alimentar, o início das atividades produtivas e a construção de habitações.

Outros investimentos serão realizados na demarcação das parcelas, contratação de assessoria técnica, aberturas de estradas e eletrificação rural com o objetivo de promover o desenvolvimento do novo projeto. As famílias poderão acessar as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para estruturar os lotes e investir na produção de alimentos em suas parcelas. (Flávio Freitas)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carro pega fogo no Centro

Publicado

em

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta, 30, no Centro da cidade de Araguatins, Bico do Papagaio. O fato ocorreu na Rua Floriano Peixoto, umas das principais vias da cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

As causas do incidente ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gomes, Jair e Auri, euforia para 2022

Publicado

em

Na capital para participarem de evento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), nesta sexta, 30, onde ocorrerá a entrega de máquinas e equipamentos a Prefeituras Municipais do estado de Tocantins, o prefeito de Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge (PSL); o deputado estadual, Jair Farias (MDB) e o senador, Eduardo Gomes (MDB), se encontraram na noite desta quinta, 29.

Um dos assuntos mais conversado, segundo pessoas ligadas aos três políticos, foi o processo eleitoral de 2022, que ocupou mais espaço, do que o evento da CODEVASF.

Segundo pessoas que estavam no local, era perceptível a empolgação de Auri e Jair, para uma possível dobradinha, para deputado estadual e federal, tendo como padrinho, o senador Eduardo Gomes (MDB).

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze