Nesta quinta-feira, 27 de junho, às 19 horas, no auditório da Escola Técnica de Eletrônica – ETE, de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, será realizada a solenidade de lançamento do projeto “Recriar Vidas – Proteção Depende de Ação”. Preocupada com o avanço das drogas entre os jovens  e, em especial, no meio estudantil da sociedade santa-ritense, a Prefeitura Municipal firmou parceria com a empresa “Recriar Vida – Consultoria e Gestão” para a realização de capacitação de profissionais da rede municipal de ensino e de setores estratégicos da administração pública municipal. O projeto também prevê a realização de cursos e palestras direcionados a estudantes do 8º e 9º anos das escolas públicas e aos pais de alunos.

Conhecida como “Vale da Eletrônica”, a cidade da mesorregião sul/sudeste de Minas Gerais é o primeiro município do Brasil a definir um plano de ação específico e pioneiro com a Recriar Vida  – Consultoria e Gestão. Desenvolvido sob medida para a realidade local, que será aferida em ampla pesquisa de opinião, a iniciativa prevê a execução de um projeto desenvolvido sob medida com o foco na qualificação para o enfrentamento ao uso de drogas e na identificação e apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Recriar é uma empresa que nasceu da experiência de vida e do trabalho em ações educativas na área, ao longo de 25 anos, do escritor, consultor e palestrante motivacional Ricardo Ribeirinha, autor do livro “Viver de Cara Limpa – Uma Escolha”.

Segundo o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, o projeto “Recriar Vidas” faz parte de uma série de iniciativas dentro do Programa “Cidade Educ-Ativa”. As ações serão desencadeadas no município nas diversas áreas da administração. Contudo, é a preocupação com o avanço das drogas e as vulnerabilidades sociais que pautaram a busca por um projeto como o que foi concebido pela Recriar Vida Consultoria e Gestão. Para o prefeito, a gestão pública não poderia virar as costas para esse problema que se agrava dia após dia. Sendo assim, está sendo proposta uma iniciativa de prevenção inovadora e única no Brasil. De acordo com o gestor, “foi pensando nas pessoas, seu convívio, no estabelecimento de um planejamento socioeconômico a médio e longo prazo, conciliados a uma educação inclusiva e qualitativa, que este projeto foi concebido. Queremos uma cidade que inova, desenvolvida economicamente,  mas que também cuida dos seus cidadãos”.

Ricardo Ribeirinha já ministrou palestras e participou de projetos sociais em 22 países, nos cinco continentes. No Brasil também executou ações de prevenção em quase 150 municípios. Desse trabalho nasceu a iniciativa de construir a Recriar Vida Consultoria e Gestão, que já tem outros projetos agendados ainda para este ano em pelo menos outros três estados. Conforme o planejamento que será apresentado no lançamento, especialistas em educação, psicólogos, pedagogos e consultores de ramos variados serão responsáveis pela implementação do projeto na cidade já no início do segundo semestre deste ano. “Com o material e conteúdo educativos pretendemos que os participantes estejam aptos a identificar as vulnerabilidades sociais, em especial o uso de drogas, e disparar medidas para a prevenção, além de irradiar informações nas comunidades em que vivem”.

Para o coordenador do projeto e consultor da Recriar Vida, Geferson Barros, o projeto é inovador e único no país porque tem a premissa de capacitar para prevenir, com base numa experiência concreta. Segundo ele, a iniciativa foi idealizada dentro do marco legal estabelecido pelo Governo Federal para a prevenção ao uso de drogas. Também segue a orientação de implementar novos assuntos dentro do conceito de ressignificação escolar com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O consultor destacou ainda que iniciar um projeto como este em Santa Rita do Sapucaí é gratificante porque a cidade tem a inovação no seu DNA. “Daqui já saíram muitas ideias inovadoras que foram incorporadas ao nosso dia a dia e a cidade abriga escolas e mais de 150 empresas de tecnologia que são referência para o Brasil e o mundo”, destacou.

Na solenidade de lançamento do projeto, a Secretária Municipal de Educação, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha também vai apresentar o programa “Cidade Educ-Ativa”, que engloba projetos como o “Recriar Vidas” e o “Conexão Esportiva”. O evento também terá uma palestra motivacional de Ricardo Ribeirinha com o tema: “Viver de Cara Limpa – Uma Escolha”. O consultor e escritor vai falar de sua experiência de vida e de como enfrentou e venceu o vício das drogas e  conseguiu escapar do mundo do crime e da violência. As atividades do projeto serão realizadas no início do segundo semestre deste ano, em agosto e setembro. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão amplo material didático específico da sua área de atuação e certificado ao final da capacitação.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.