- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 07 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: 56 professores entram em greve no IFTO

Mais Lidas

Desde o dia 2 agosto professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), campus Araguatins aderiram ao movimento nacional de greve. Em uma carta enviada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica listou nove demandas que incluem melhores salários e “condições dignas de trabalho”.

Em Araguatins, 56 professores e 102 administrativo do IFTO estão envolvidos na greve decidida em Assembléia Geral com adesão de mais de 80% dos votantes, que também receberam o apoio de estudantes e do Grêmio Estudantil.

Segundo o professor do campus de Araguatins do IFTO e coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Argemiro Lima Pedrosa, a categoria prepara uma mobilização dia 24 de agosto em Brasília, com uma grande carreata para pressionar o Governo Federal. De Araguatins está prevista o envio de representantes para o movimento.

O campus de Araguatins é o maior entre os seis Institutos Federais no Estado e conta hoje com 1.150 alunos.

- Publicidade -spot_img

15 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
15 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro

Desde de quando Grêmio Estudantil deve apoiar greve de servidores? Grêmio estudantil é uma representação estudantil e independente.

André Duarte, para o Pedro

Ôh meu caro, se você não percebeu, o grêmio apesar de ser uma ‘instituição’ independente, é diretamente relacionada à classe dos professores seu idiota, ou você acha que grêmio estudantil é só pra organizar festas e ficar conhecidinho… Se liga meu caro, vai procurar Organizações Estudantis como a ANEL(Assembleia Nacional dos Estudantes Livres) ou a UNE(União Nacional dos Estudantes) e se informa de qual deverias ser o verdadeiro papel de Gremios, CA’s e DCE’s seu idiota sem ideologia, vai crescer!

O Grêmio deve participar de todo tipo de movimentação que diz respeito ao futuro da instituição à qual pertence, seja para apoiar, seja para repreender, conforme seus interesses. O que não pode acontecer é se manter neutro como vc tá propondo, isso não condiz com a postura de um Grêmio.
Criança idiota…

André Duarte, para o Pedro

e diz-se: “Desde quando” e não “Desde de quando”
ainda é arrogante…

EGRESO

O IFTO SE TORNOU UM COVIL DE COBRAS E LADROES, O MUNDO PASSA POR CRISE FINANCEIRA E OS PROFESSORES PEDINDO AUMENTO DE SALARIO. NO IFTO UM PROFESSOR SAFADO DESSES NAO GANHA MENOS DE R$5.000,00 DAI FICA CHORANDO, VAO PROCURAR ALGO MELHOR PRA FAZER BANDO DE SAFADOS, QUERIA VER MESMO ERA VOCES RECEBENDO UM SALARIO MINIMO POR MES PRA VCS VEREM A REALIDADE DO POVO BRASILEIRO.

juju

Equivicado EGRESSO,creio que sua ignorãncia seja tão grande que nem se quer leia um jornal, assista tv ou mesmo tenha se interessado pela carreira de um professor federal no qual a remuneração que os mesmos são obrigados a receber mensalmente cause vergonha de tão desvalorizante e quais são os planos de nossa presidente para os mesmos.O que me envergonha é que vc se denomine um egresso…

BEM INFORMADO

esse “EGRESO” não deve ter formado no IFTO, pois nem escrever sabe, escreve-se EGRESSO, é por uma melhor qualidade de ensino que esses movimentos se justificam. E para informar-lhe, um professor hoje no Brasil para ganhar 5 mil reais tem de ter feito GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO,MESTRADO E DOUTORADO, coisa que esse cidadão aí desconhece,são pelo menos 21 anos de estudo dedicado a um salário um pouco melhor e contribuir pelo ensino brasileiro. Em vez de fazer comentários tolos vai estudar… Enquanto professores estudam 21 anos pra ganhar 5 mil, alguns políticos analfabetos assumem o senado para ganharem 15 a 20 mil, isso deveria ser levado em conta, seu analfabeto. E pessoas como você são responsáveis por isso. A educação é a porta de saída desse caos que o Brasil se encontra.

Que país é esse? para André Duarte

Estimado André Duarte, vc é um baita trouxa,puxa saco, pau mandado, repugnante,ignorante, apesar de tudo não sabe dar uma boa resposta para um comentarista. Creio que vc não estuda em esta IFE, e se estuda, não merece essa vaga. Pobre não sabe o que é um grêmio estudantil, tão pouco sabe o conceito de uma greve. Pergunto: até quando vamos ter jovens com esses pesamentos fúteis? affs!

Para começar um grêmio estudantil é: um órgão máximo de representação dos estudantes da escola ou instituição. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. (veja que, em nenhum momento o grêmio estudantil apoia direitos trabalhistas dos professores). Além de que, segue um padrão de objetivos:

*Congregar e representar os estudantes da escola ou instituição;
*Defender seus direitos e interesse;
*Cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino;
*Incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais;
*Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional.
(Nos objetivos também não diz a respeito sobre o direitos dos professores. Principalmente sobre apoio a greve)

Creio que o amigo André Duarte, está totalmente enganado com os conceitos. Estude um pouco mais sobre ANEL e a UNE. Amigo a greve só favorece aos nossos professores… nada mais… eles pedem aumento de salário. De que vale aumentar o salário, se a qualidade de ensino está uma mer…a.

Vc deve pedir desculpas ao companheiro Pedro, que só está insatisfeito com essa greve. ahh enquanto a gramática… a sua está bem pior hein… “antes de criticar alguém, critique a si mesmo”.

comentei.. indignado, respeite os outros. (o comentário está escrito ao seu nível).

Alberto Pugliese para: que país é esse?

Meu caro você se refere aos estudantes dessa instituição com a expressão “Pobre não sabe o que é um grêmio estudantil” e ainda vem à esse veiculo público de informação insultar com palavras chulas à quem você não conhece. Você deveria rever seus conceitos morais, antes de falar qualquer coisa sobre respeito.

Creio que Andre conhece bem o papel de um Grêmio, ao passo que tem conhecimento da ANEL, que é uma organização desmembrada da UNE há pouco tempo.

Veja que em um trecho de seu comentário ele expõe que, (peço licença para grifar alguns pontos):
“O Grêmio deve participar de todo tipo de movimentação que diz respeito ao futuro da instituição à qual pertence, SEJA PARA APOIAR, SEJA PARA REPREENDER, conforme seus interesses(DOS ESTUDANTES*). O que não pode acontecer é se manter neutro como vc tá propondo, isso não condiz com a postura de um Grêmio.”

Não constatei pensamento fútil no comentário, pelo contrario Andre se posiciona claramente e sua posição condiz sim com o papel de um Grêmio.

E meu caro, por fim, gostaria de informá-lo que o foco da greve é que seja revogada a decisão da presidente Dilma de congelamento salarial dos profissionais da educação por 10 anos e que 10% do PIB seja direcionado à educação(uma vez que a proposta do congresso é de apenas 1.5%) e veja que Andre não se posiciona à favor ou contra à greve. Ele somente protesta quanto à postura neutra do Grêmio. Se você concorda exponha-se, pois ele está absolutamente correto, do contrário, resuma-se à sua insignificância pois você não passa de um ignorante inexpressivo e sem ideologia. Grato.

Que país é esse? para: Alberto Pugliese

Estimado Alberto Pugliese, com todo respeito seu comentário não diz nada. Creio que vc não conhece os conceitos de: “Ideologia” e “Inexpressivo”. Revise esses conceitos por favor!
Conceitos morais? mmm talvez vc tenha razão, mais se vc tivesse um pouco mais de atenção, ía observar que no final do comentário diz: “o comentário está escrito ao seu nível”, nível esse do caro André Duarte, que usa palavras baixas, despresíveis e porque não palavras de alto calão.

Para ajudar-lhe seu raciocínio, André deixa bem claro que o Grêmio estudantil apoia sim a greve, veja:” O Grêmio deve participar de todo tipo de movimentação que diz respeito ao futuro da instituição à qual pertence, seja para apoiar, seja para repreender, conforme seus interesses.”

Neutro? neutro ficam os estudantes… aonde entra a aprendizagem? a beleza do saber? a razão de estudar?
Há formas muito mais corretas de protestar pelos direitos trabalhistas. Fazer o que? por isso que a educação pública nunca irá progredir neste país.

Vc tem um argumento razuável, mais sinceramente eu não entedí nada, e creio que muitos leitores não entenderão.
Encerro aqui minhas palavras pedindo desculpas ao “grande sabedor” Alberto Pugliesse, que na verdade não passa de um confuso.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

Mais com essas greves e pessoas com pensamentos ….” melhor ñ digo”… nunca chegaremos ao verdadeiro sentido de educação. Triste!

Railma Fontes

Concordo com a posição do André Duarte e com a argumentação do Alberto Pugliese, acho que os estudantes devem sim apoiar a greve dos professores e técnicos administrativos federais,(que já atingiu 20 estados). O papel dos estudantes em todos os momentos memoráveis de reinvindicação no país foi de se mobilizar na luta em defesa dos direitos da sociedade, e principalmente de uma classe que trabalha para o futuro do país, a classe de professores.
Acredito que o Pedro esteja preocupado com a aprendizagem dos alunos que estão perdendo aula, mas um movimento como esse é justo, pois num país em que os deputados ganham até o 15º salário e todo tipo de auxílio imaginável, é justo que os professores e outros profissionais da educação tenham direito a pelo menos lutar por um ajuste no salário, antes que os mesmos sejam congelados por dez anos ou mais.
É nesse momento que a união de estudantes deve estar ao lado dos professores, pois é o que se espera também desse movimento.
Atenciosamente.

Que país é esse? Para: Railma Fontes

Quero parabenizar a posição da companheira Railma Fontes…
…é justo que os professores lutem por seus direitos, desde quando se toma por consideração a aprendizagem dos estudantes, greves largas não ajudam muito. Por isso tenho esse pensamento não greve, por isso vivo me perguntando: porque será que nossa educação pública não rende? até quando os estudantes terão que passar por isso?

Estamos em um país democrático, verdade? então agimos segundo a lei permite, mesmo que prejudiquem a muitos. Isso não podemos mudar.

Parabéns por seu comentário, vc teve um ato decente em comentar. São poucas pessoas que sabem desenvolver uma opinião de forma clara.

aluno revoltado

bando de professores filhos da %$#@#@$%%¨%%$ que estão atrasando a vida dos agriculinos

Cris

Pessoal concordo com alguns que aqui deixaram suas opiniões, não por completo, mas concordo com alguns. Bom, se sou a favor da greve? Sim. Queria que ela acontecesse? Não.
O motivo da greve é: discordar do governo que quer congelar o salário dos professores por 10 anos; Melhoria na infraestrutura dos Campus; destinar 10% do PIB para educação; respeito e reconhecimento que professores devem receber pelo trabalho prestado.
Professores são profissionais respossáveis pelo nosso futuro parcialmente. Pois têm outros fatores que também influenciam, mas seus conhecimentos passado para nós fazem a diferença.
Eu não gostaria que houvesse esse greve, mas para que não houvesse governo deveria ter uma carinho maior pela educação, sou a favor sim da greve, enquanto não haver melhoria os professores não devem desistir.
Gente pensem bem, a educação é a base de tudo. Se há pessoas desempregadas no nosso país, grande parte desse problema é a falta da educação; se há problemas nos hospitais por falta de médicos, para ser um médico é necessário passar por vários anos de estudor, ou seja, precisa da educação.
É claro que como aluno Federal não estou gostando nem um pouco desses acontecimentos, mas pra quem ta sendo contra a essa greve, relembre que para ele ser livre, para ele ter oportunidades que em muitos outras países não oferecem, foi por causa de pessoas que reivindicaram, que lutaram por direitos e desta vez não é diferente!!
E em relação ao GE-IF (grêmio estudantil do Instituto Federal), sou integrante da presidência do gremio. E o grêmio deve sim apoiar, uma pessoa comentou acima que o grêmio não devia ser a favor disso, e logo após disse q um dos deveres do GE-IF era coperar para melhoraria na infraestrutura da escola e melhoria no ensino. Agora eu lhe pergunto se isso não tem haver parcialmente com a greve?
e mais uma coisa, se queremos tornar este país, em um país de primeiro mundo(sonhos que presidentes passam para o povo brasileiro) devemos sim lutar, reivindicar, correr atrás dos nossos direitos, e como eu disse antes para ter pessoas capacitadas para fazer isso, a base é a EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE.
E aqui encerro minhas palavra pedindo a compreensão de todos, e que pessoas possam refletir nessas palavras e verem se realmente estão fazendo a coisa certa!!
abraço.

(aluna)

eu quero estudar… quanto mais tempo sem aula mais problemas… sniff´

opinião...deve ser respeitada

“Queria somente que aulas recomessem,pois quem está perdendo somos nóis alunos..professor nao esta importanto com o aprendizado de ninguem..ele quer apenas o seu salário no final do mês…” A greve esta rolando alunos sem aula correndo risco de perder o periodo quem faz o superior os terceiros anos iam formar esse ano correm risco de nao ter sua formatura,sendo que o enem esta perto,precisam pegar seus certificados para entrar numa universidade ou mesmo no mercado de trabalho…e os outros alunos?

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias