Major Soares, gerente do Sistema Integrado de Operações

O Aplicativo SOS 193, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar, tem duas novidades interessantes para os usuários de telefone celular com sistema androide: os textos e o áudio que alertam sobre prevenção de afogamentos e os primeiros socorros para afogados. Os conteúdos foram inseridos ao app nesta terça-feira, 02, e visam ajudar nas ações da Temporada de Praia 2019. A ferramenta foi criada em 2015 e já foi baixada 24.200 vezes.

Para o major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente do Sistema Integrado Operacional (Siop), a atualização com os conteúdos é um ganho importante para os usuários em qualquer localidade brasileira, ou em outros países onde se fala a língua portuguesa.

“Esse recurso complementa nosso Sistema de Prevenção a Afogamentos, e os novos conteúdos chegam em boa hora, visto que a temporada de praia está se iniciando no Estado. O público praieiro e principalmente as pessoas que optarem por acampamentos poderão acessar de imediato as orientações de como se prevenir e como devem proceder em caso de afogamento”, diz o major.

O aplicativo foi criado por dois bombeiros militares tocantinenses em 2015. Desde então, usuários em diversos estados brasileiros já baixaram a versão para andróide. Além do Tocantins, a plataforma está em uso no Goiás, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Recife, Pará, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Alguns países que se comunicam em língua portuguesa também já baixaram o sistema.

Informações

A atualização é automática no telefone celular. Outros interessados podem encontrá-lo no play storie, procurando por SOS 193. Entre os conteúdos encontram-se orientações sobre casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)/Derrame, choque elétrico, convulsão, desmaios, envenenamentos, infartos, entre outros.

Em relação aos afogamentos, o app ainda traz algumas figuras ilustrativas, ajudando a contextualizar as práticas de primeiros socorros às vítimas. Tendo necessidade de urgência, na mesma tela do celular há um link de chamada direta para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar. (Luiz Henrique Machado)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.