- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Após assinatura de termo de compromisso do Luz para Todos, Aquiles pede programa para ilha de São Vicente

MELHORIAS

Mais Lidas

Aquiles ao lado do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, neste sexta-feira, na casa do senador Vicentinho em Porto Nacional.

Mais de 6.400 famílias tocantinenses da zona rural serão beneficiadas, até 2018, pelo Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, programa Luz Para Todos. O Termo de Compromisso para execução das obras foi assinado na manhã desta sexta-feira, 31, em Palmas, pelo governador Marcelo Miranda; pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; e pelo presidente da Energisa Tocantins, Márcio Mário Zidan. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Araguaia.

No Tocantins, o programa já atendeu 78 mil famílias, em uma média de aproximadamente 358 mil tocantinenses assistidos. Nessa etapa, a meta é atender 6.416 famílias, em 70 municípios, beneficiando 32 mil pessoas, até 2018, com previsão de investimentos de R$ 100 milhões. Ainda em 2017, serão atendidas 2.416 famílias e, em 2018, mais 4.000. Os recursos que compõem o Luz para Todos no Tocantins são do Fundo Setorial denominado Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e da própria Energisa Tocantins.

Convidado para o evento, o empresário Aquiles da Areia, disse em entrevista ao webjornal Folha do Bico, que após a finalização das assinaturas, ele acompanhou o ministro até Porto Nacional, onde foi oferecido pelo senador Vicentinho Alves (PR), um almoço. Na oportunidade o empresário araguatinense disse que solicitou ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, a urgente instalação de energia elétrica na ilha de São Vicente, em Araguatins.

Aquiles também informou que qualquer araguatinense que estiver com pendencias no programa Luz para Todos, podem procura-lo que ele vai ajudar a resolver a situação.

” Energia é qualidade de vida. Tive uma boa conversa com o ministro e mostrei a elei o sofrimento dessa gente que mora ou possui propriedade da ilha. Ele de imediato se colocou para ajudar”, disse aquiles.

No evento no Palácio, antes do almoço, o ministro Fernando Coelho explicou que o programa tem uma importância social e econômica muito grande e a ideia é universalizar o acesso ao uso de energia elétrica em todo o Brasil até 2018. “Não é uma tarefa fácil, mas temos, no orçamento para este ano, uma quantia considerável para execução do programa em sete estados, e o Tocantins está inserido nesse contexto”. O ministro disse que, ainda este ano, serão realizados leilões de contratação de energias renováveis e o Tocantins se habilita como um potencial gerador de energia solar.

O evento contou com a presença do coordenador da bancada tocantinense no Congresso Nacional, senador Vicentinho Alves; da vice-governadora Claudia Lelis; da primeira-dama, deputada federal Dulce Miranda; deputados federais, estaduais, representantes da Eletrobras, da Agência Nacional de Energia Elétrica, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, prefeitos, secretários de Estado e outras autoridades.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias