Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Cajueiro quer saber onde está o dinheiro da Lei Aldir Blanc e vai convocar responsáveis

Publicado

em

O vereador Miguel do Cajueiro (DEM), criticou na sessão ordinária na Câmara Municipal, a condução da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, no município de Araguatins, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, mas que foi repassada para execução da empresa GP Confe Serviços Culturais.

Cajueiro disse que foi chamado por artistas do município, alegando problemas e indícios de irregularidades na execução e no cadastro. Mais de R$ 250 mil foram destinados para Araguatins por meio da Lei Aldir Blanc, segundo o parlamentar.


Na manhã desta quinta, 13, Cajueiro disse em entrevista ao webjornal Folha do Bico, que está preparando um documento para convocar os responsáveis pela empresa GP Confe Serviços Culturais e não descarta também convocar integrantes da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, para esclarecer o motivo de repassar a responsabilidade para uma empresa.

O recurso é para ser distribuídos os trabalhadores do setor cultural que comprovem atuação na área nos últimos 24 meses; e não poderá ter emprego formal. Outra exigência é não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial e nem estar recebendo seguro-desemprego ou qualquer renda de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família.

Também é preciso comprovar renda familiar mensal par capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários-mínimos, o que for maior.

Para ter direito ao benefício, a pessoa não pode ter recebido, no ano de 2018, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70; e nem ser beneficiário do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal.

Segundo o decreto, entende-se como trabalhador e trabalhadora da cultura, as pessoas que participam da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, “incluídos artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Para Aquiles, grupo liderado por Irajá tem melhor projeto para o Bico e Tocantins

Publicado

em

Durante as ações encampadas pelo senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, desde quinta, 23, no Bico do Papagaio, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), não deixou dúvidas quanto a seu apoio político ao projeto.

Aquiles por vários momentos ressaltou que o grupo em construção, é a melhor alternativa para o estado, e que tanto Irajá, como Edison Tabocão, tem condições que comandar um projeto viável e de reconstrução do estado.


O prefeito de Araguatins tem dito a aliados, que o momento é de centrar forças, no grupo que pode, segundo ele, ajudar o município em questões estruturantes e tem apontado a questão da estadualização do Hospital Municipal, como crucial, para as finanças do município. Aquiles tem criticado, promessas de estadualização não cumpridas.

O grupo liderado por Irajá, e que teve a presença do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente estadual do PSB e do empresário Edison Tabocão, reuniu diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Bico, em diferentes reuniões.

Irajá tem pregado que esse é um momento de mudanças para o Tocantins, e dito que com a união daqueles que anseiam por um estado mais justo e com oportunidades para todos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Amastha garimpando apoios para federal

Publicado

em

Amastha saudando líderes durante evento em Araguatins

Compondo a caravana comandada pelo senador, Irajá Abreu (PSD), durante 4 dias na região do Bico do Papagaio, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que é pré-candidato a deputado federal, fez visitas em Araguatins, em busca de apoios.

Do seu principal conhecido no município, o ex-prefeito Lindomar Madalena, ele ouviu que não poderá contar com sua base, por conta de já estar compromissado com a reeleição da deputada federal, Professora Dorinha (DEM). Caso a deputada busque outro tipo de mandato, como o de senadora, por exemplo, existirá a possibilidade de abertura de diálogo com Amastha.

Mesmo sem a confirmação do apoio de Lindomar, Amastha pretende organizar um grupo de sustentação em Araguatins, e volta para Palmas, com conversas adiantadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Live discute sobre saúde mental e prevenção do suicídio

Publicado

em

A Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguatins realizou na sexta-feira, 24, uma live alusiva ao Dia Nacional da Juventude. Com o tema “Toda vida importa, juventude a favor da vida”, o evento foi conduzido pela coach de performance familiar e analista de perfil comportamental, Camila Castro.

A abordagem da live foi voltada ao cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio, seguindo a mobilização proposta pelo Setembro Amarelo, que defende que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

A temática do setembro também foi trabalhada durante a semana, com os alunos nas salas de aula e/ou por meio de roteiros de estudo, nas escolas que integram a Regional de Araguatins. Um dos resultados dessa ação foi a produção de vídeos alusivos às discussões propostas para este mês e que foram apresentados durante a live.

De acordo com o assessor de Políticas da Juventude da DRE de Araguatins, Bruno Marques, que foi mediador do evento, a live teve como foco a valorização dos jovens e a importância da vida. “A temática abordada foi ao encontro do momento vivido durante a pandemia e apontou que os jovens podem gerar mudanças decisivas na realidade mundial”, apontou.

Rayslla Layny Martins Silva, da Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa, de Buriti do Tocantins, foi a responsável pela produção de um dos vídeos e destacou a importância das reflexões realizadas durante a live. “Ótima iniciativa da nossa regional. Foi um evento maravilhoso, aprendi muito e gostei da palestrante. Vai ser muito bom na vida dos jovens e dos pais”, afirmou.

Já a estudante Letícia Gabriela Milhomem, da Escola Estadual Leônidas Gonçalves destacou que a live impactou positivamente sua vida, especialmente as palavras de motivação. “O evento foi muito bom e produtivo, gostei da participação da Camila Castro e das palavras bonitas e motivadoras que ela falou, amei, me senti inspirada”, ressaltou. 

O evento contou com a participação da titular da Diretoria Regional de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, de jovens da rede estadual de ensino e da rede municipal, professores, diretores, secretários municipais de educação e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de interagir com a palestra via chat.

A live está disponível no canal do YouTube da DRE-Araguatins podendo ser acessado pelo link https://youtu.be/36YycScLcdQ. (Cláudio Paixão)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze