Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Egressa do IFTO é aprovada em quatro mestrados

Publicado

em

Com apenas 14 anos, Lawrência Maria Conceição saiu do povoado Vila Santana, município de São Domingos do Araguaia, na região de Carajás, Pará, para Araguatins, no Bico do Papagaio, com intuito de ingressar no curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na unidade de Araguatins do IFTO, em 2014. Ao concluir o curso técnico foi aprovada em seu primeiro vestibular para o curso de Engenharia Agronômica, também na unidade de Araguatins em 2017.

Ainda adolescente, já projetava o seu futuro. Sua dedicação aos estudos sempre fez dela uma estudante em destaque, prova disso é que foi aprovada com nota máxima em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A desejada nota 10 (dez), com um período de antecedência para finalizar o curso de Engenharia Agronômica, veio acompanhada de sucessivas aprovações em programas de mestrado, em diferentes cidades do Brasil. Foram um total de 4 (quatro), nas universidades: Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Durante sua trajetória como acadêmica, Lawrencia não se limitou às atividades de ensino, mas foi atuante em ações de pesquisa e extensão. “Participei de projetos de pesquisa, extensão, monitoria e ainda realizei meu estágio na EMBRAPA Cerrados – Brasília. Agradeço a professora Roberta de Freitas, do IFTO, por ter mediado o estágio, foi de suma importância para minha carreira acadêmica e profissional”, declarou a egressa.

Lawrência destaca que a unidade de Araguatins do IFTO conta com um corpo docente qualificado que possibilitou a ela um ensino de qualidade do curso técnico ao superior, “o IFTO possui ótimos professores que sempre incentivam seus estudantes a correrem atrás dos seus sonhos e os auxiliam. Tanto que o professor Leonardo Correia da Silva, meu orientador do TCC e de Iniciação Científica, ao saber que fui contemplada na UFV com bolsa, fez chamada de vídeo para comemorar comigo”, conta Lawrência.

Quando questionada sobre uma dica ou orientação que daria aos que desejam seguir carreira acadêmica e visam à aprovação em um programa de mestrado, Lawrência afirma que não há segredo, mas sim esforço, muito estudo e determinação, “mesmo quando tudo parecer impossível, todo o esforço sempre é recompensado, todo esforço e dedicação são válidos”, finaliza.

Histórias como a de Lawrência evidenciam a verticalização do ensino no IFTO, estudantes que ingressam no ensino técnico integrado têm a possibilidade de continuar seu processo formativo na instituição, em um curso de graduação. Além disso, a formação que recebem garante uma base para aprovação em programas de mestrado. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carro pega fogo no Centro

Publicado

em

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta, 30, no Centro da cidade de Araguatins, Bico do Papagaio. O fato ocorreu na Rua Floriano Peixoto, umas das principais vias da cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

As causas do incidente ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gomes, Jair e Auri, euforia para 2022

Publicado

em

Na capital para participarem de evento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), nesta sexta, 30, onde ocorrerá a entrega de máquinas e equipamentos a Prefeituras Municipais do estado de Tocantins, o prefeito de Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge (PSL); o deputado estadual, Jair Farias (MDB) e o senador, Eduardo Gomes (MDB), se encontraram na noite desta quinta, 29.

Um dos assuntos mais conversado, segundo pessoas ligadas aos três políticos, foi o processo eleitoral de 2022, que ocupou mais espaço, do que o evento da CODEVASF.

Segundo pessoas que estavam no local, era perceptível a empolgação de Auri e Jair, para uma possível dobradinha, para deputado estadual e federal, tendo como padrinho, o senador Eduardo Gomes (MDB).

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze