Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Egressa do IFTO é aprovada em quatro mestrados

Publicado

em

Com apenas 14 anos, Lawrência Maria Conceição saiu do povoado Vila Santana, município de São Domingos do Araguaia, na região de Carajás, Pará, para Araguatins, no Bico do Papagaio, com intuito de ingressar no curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na unidade de Araguatins do IFTO, em 2014. Ao concluir o curso técnico foi aprovada em seu primeiro vestibular para o curso de Engenharia Agronômica, também na unidade de Araguatins em 2017.

Ainda adolescente, já projetava o seu futuro. Sua dedicação aos estudos sempre fez dela uma estudante em destaque, prova disso é que foi aprovada com nota máxima em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A desejada nota 10 (dez), com um período de antecedência para finalizar o curso de Engenharia Agronômica, veio acompanhada de sucessivas aprovações em programas de mestrado, em diferentes cidades do Brasil. Foram um total de 4 (quatro), nas universidades: Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Durante sua trajetória como acadêmica, Lawrencia não se limitou às atividades de ensino, mas foi atuante em ações de pesquisa e extensão. “Participei de projetos de pesquisa, extensão, monitoria e ainda realizei meu estágio na EMBRAPA Cerrados – Brasília. Agradeço a professora Roberta de Freitas, do IFTO, por ter mediado o estágio, foi de suma importância para minha carreira acadêmica e profissional”, declarou a egressa.

Lawrência destaca que a unidade de Araguatins do IFTO conta com um corpo docente qualificado que possibilitou a ela um ensino de qualidade do curso técnico ao superior, “o IFTO possui ótimos professores que sempre incentivam seus estudantes a correrem atrás dos seus sonhos e os auxiliam. Tanto que o professor Leonardo Correia da Silva, meu orientador do TCC e de Iniciação Científica, ao saber que fui contemplada na UFV com bolsa, fez chamada de vídeo para comemorar comigo”, conta Lawrência.

Quando questionada sobre uma dica ou orientação que daria aos que desejam seguir carreira acadêmica e visam à aprovação em um programa de mestrado, Lawrência afirma que não há segredo, mas sim esforço, muito estudo e determinação, “mesmo quando tudo parecer impossível, todo o esforço sempre é recompensado, todo esforço e dedicação são válidos”, finaliza.

Histórias como a de Lawrência evidenciam a verticalização do ensino no IFTO, estudantes que ingressam no ensino técnico integrado têm a possibilidade de continuar seu processo formativo na instituição, em um curso de graduação. Além disso, a formação que recebem garante uma base para aprovação em programas de mestrado. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nomeação de Iderlan trava e Saúde tem novo cotado

Publicado

em

Juliano Ribeiro

Sem um titular da pasta desde o último dia 11, quando a médica Simydarkuia Araújo da Silva entregou o cargo para não usar recursos destinados à Atenção Básica, em outras áreas, como pagamento de funcionários e fornecedores atrasados, por determinação do prefeito Aquiles da Areia (PP), o órgão segue gerido de maneira interina pelo secretário de Administração e Finanças, Wendell Silva Miranda.

O funcionário público, Iderlan Borges Pinheiro, chegou a se reunir com a cúpula da gestão Aquiles, para assumir o posto de secretário, indicado pelo contador e conselheiro político Jailson Pontes, mas a nomeação que quase aconteceu, travou.

Nos bastidores, a informação é que uma articulação política em Palmas, sugeriu a Aquiles, o nome Juliano Ribeiro, ligado a senadora Kátia Abreu, que já está em Araguatins, tomando conhecimento do funcionamento da Secretaria de Saúde e deve ter sua nomeação oficializada nos próximos dias.


Nossa equipe procurou Juliano para comentar o assunto e dar suas referências e experiências para o cargo, mas ele se negou a comentar, bem como não confirmou, nem negou, que assumirá a Secretaria.

Também buscamos informações com a assessoria de Comunicação da Prefeitura, que não soube dar detalhes sobre a questão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

SANTA TEREZINHA: Prefeitura quer gastar R$ 3 milhões em combustíveis

Publicado

em

O prefeito Irmão Doda (CIDADANIA) prepara uma licitação bomba para o município de Santa Terezinha, no Bico do Papagaio. O Irmão quer gastar R$ 3 milhões em combustíveis e derivados destinados a atender a frota de veículos do Executivo Municipal.

Desconfiado de uma possível “arapuca”, o Ministério Público entrou em cena, após tomar conhecimento do fato, e está apurando se há, irregularidades no procedimento licitatório.

Santa Terezinha é um dos menores municípios do Bico do Papagaio, com uma população estimada de apenas 2.530 moradores.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze