Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Estudantes fazem manifestação e cobram nova postura da direção do IFTO

Publicado

em

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), promoveram na quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, uma manifestação pacífica na entrada da instituição, para segundo eles, mostrar indignação da comunidade estudantil com relação a diversas atitudes consideradas antidemocráticas por parte da direção do IFTO.

Segundo os estudantes o Conselho Disciplinar do IFTO tem abusado do poder e cometido injustiças contra alunos, sem antes apurar os fatos reais que incriminam acadêmicos da instituição. Os alunos dizem, que os posicionamentos do Conselho Disciplinar tem provocado constrangimento, humilhação, desrespeito e revolta nos educandos.

O último episodio que causou desconforto entre os estudantes foi a suspensão do aluno Maione Santana da Silva, que segundo os alunos, fez uma brincadeira, comparando uma aluna novata com uma ex-acadêmica pela semelhança física entre as duas. A brincadeira acabou custando o direito de receber refeições e a expulsão do alojamento. “O Maione é um aluno que precisa do alojamento, pois é de família carente e não tem condições de se manter na cidade, sua família é de Esperantina, um tipo de punição é até compreensível, mas prejudicar a vida de um estudante ultrapassa os limites. Eles como direção tem o dever de orientar, ensinar, educar, não de prejudicar a vida de ninguém”, disse o presidente do Grêmio Estudatil, Wagner Lima.

Os estudantes Mônica Santana da Silva, Neemias Campertine e Ellen Cristina Paula de Melo são outros exemplos citados pelo presidente do Grêmio Estudantil como punições extremas e desnecessárias impostas pelo Conselho Disciplinar.

O presidente do Grêmio Estudantil, Wagner Lima, apresentou na pauta de reivindicações que sejam revistas as punições aos estudantes, Maione Santana, Mônica Santana, Neemias Camperine e Ellen Cristina; Participação no Conselho Disciplinar e Abertura de acessos à internet no Campus da IFTO em Araguatins.

Membros do Grêmio Estudantil também fizeram graves queixas contra o diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Francisco de Assis Feitoza Amaral, que segundo os estudantes estaria tentando intimidar os manifestantes ameaçando usar força policial. Já contra o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, os acadêmicos disseram que são freqüentes as ameaças por parte do diretor quanto a suspensões e retaliações das mais diversas.

 “Exigimos da direção uma melhor reflexão sobre todos estes pontos e consequentemente uma decisão justa e democrática, a qual, nos está assegurada pelos Direitos Universais e garantidas pela Constituição Brasileira”, disseram os membros do Grêmio Estudantil que enviaram um documento ao diretor geral, Décio Dias dos Reis.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
18 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze