- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Estudantes fazem manifestação e cobram nova postura da direção do IFTO

Mais Lidas

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), promoveram na quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, uma manifestação pacífica na entrada da instituição, para segundo eles, mostrar indignação da comunidade estudantil com relação a diversas atitudes consideradas antidemocráticas por parte da direção do IFTO.

Segundo os estudantes o Conselho Disciplinar do IFTO tem abusado do poder e cometido injustiças contra alunos, sem antes apurar os fatos reais que incriminam acadêmicos da instituição. Os alunos dizem, que os posicionamentos do Conselho Disciplinar tem provocado constrangimento, humilhação, desrespeito e revolta nos educandos.

O último episodio que causou desconforto entre os estudantes foi a suspensão do aluno Maione Santana da Silva, que segundo os alunos, fez uma brincadeira, comparando uma aluna novata com uma ex-acadêmica pela semelhança física entre as duas. A brincadeira acabou custando o direito de receber refeições e a expulsão do alojamento. “O Maione é um aluno que precisa do alojamento, pois é de família carente e não tem condições de se manter na cidade, sua família é de Esperantina, um tipo de punição é até compreensível, mas prejudicar a vida de um estudante ultrapassa os limites. Eles como direção tem o dever de orientar, ensinar, educar, não de prejudicar a vida de ninguém”, disse o presidente do Grêmio Estudatil, Wagner Lima.

Os estudantes Mônica Santana da Silva, Neemias Campertine e Ellen Cristina Paula de Melo são outros exemplos citados pelo presidente do Grêmio Estudantil como punições extremas e desnecessárias impostas pelo Conselho Disciplinar.

O presidente do Grêmio Estudantil, Wagner Lima, apresentou na pauta de reivindicações que sejam revistas as punições aos estudantes, Maione Santana, Mônica Santana, Neemias Camperine e Ellen Cristina; Participação no Conselho Disciplinar e Abertura de acessos à internet no Campus da IFTO em Araguatins.

Membros do Grêmio Estudantil também fizeram graves queixas contra o diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Francisco de Assis Feitoza Amaral, que segundo os estudantes estaria tentando intimidar os manifestantes ameaçando usar força policial. Já contra o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, os acadêmicos disseram que são freqüentes as ameaças por parte do diretor quanto a suspensões e retaliações das mais diversas.

 “Exigimos da direção uma melhor reflexão sobre todos estes pontos e consequentemente uma decisão justa e democrática, a qual, nos está assegurada pelos Direitos Universais e garantidas pela Constituição Brasileira”, disseram os membros do Grêmio Estudantil que enviaram um documento ao diretor geral, Décio Dias dos Reis.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

18 Comentários

  1. A atitude da direção com relação as punições foi corretíssima, pois tem alunos que vem de outras cidades para estudar e ficam é fazendo baderna e ainda por cima ficam reprovados. Os pai na maioria das vezes são de baixa renda se sacrificando para sustentá~los e acabam decepcionando os mesmos.
    Só quem sabe a atitudes desses alunos é quem convive na instituição.

  2. É de família carente, não tem condições, precisa de alojamento, mais um motivo pra saber se comportar. Certos alunos acho pensarem serem todos Santos, estão ai pra estudar, aprender inclusive. E bons modos faz parte do pacote. Se a direção não tiver um pulso firme para certas atitudes vira bagunça como o caso da manifestação.

  3. É de família carente, não tem condições, precisa de alojamento, mais um motivo pra saber se comportar.

    Concordo com vc Marcio. So que porem ,estudei e ainda estudo nessa instuiçao e percebo, a perseguiçao que eles alunos sofrem.parece mais um regime militar..O lema lá é so estudar e estudar..Nao tem um trabalho de socializaçao ,,nao tem um trabalho de esporte para com os alunos.. Eles estão brigando por seus direitos e para que sejam atendidos ,tem que mostrar que existem..Eles estao brigando por alimentaçao ,que por sinal tem direitos, o que vai de verbas é pra os alunos .Peceba que ate em um presídio, aonde tem marginais que roubam e que matam, tem alimentação e por sinal talvez ate de melhor qualidade do que da instituçao..Por que não ter para alunos , os quais estao la para estudar, se formar e talvez servi vc no futuro????

  4. E mais.. esses acadêmicos pelo que sei e ouvi plenamente, nunca foram contra punições, mais sim os métodos de serem aplicadas! O interior desses alunos deve ser escutados, entendido, e minuciosamente como é o que acontece nesse campus, entender relativamente que esses Estudantes nunca serão ouvidos, e sim sempre intimidados pelo poder que a diretoria possui… ninguém vence a superioridade pois apelam de forma ameaçadora!!!!

  5. A posição do conselho disciplinar foi corretíssima!!!
    Qualquer tipo ou vestígio de trote contra aos novos alunos deve ter punição sim.
    Depois de “tirar onda” com a nova aluna fica muito fácil dizer que “foi apenas uma brincadeirinha”.

    Vocês alunos não devem deixar se levar pela euforia imposta por este novo GREMIO

  6. Para: Mary. Menina, sei não mas…… você escreve ruim pra caramba, não deve ser estudante do IFTO. Se for, procure seu professor de portuga pra te ajudar escrever melhor. Reveja o que escreveu e faça correção. Independente do Português errado, seus comentarios são…. como diz aquela menina da PRAÇA É NOSSA: “Tem nada haverrrrrrrr”!!!!!!!

  7. Concordo plenamente prof. Diego. Até porque esses mesmos alunos que querem passar trote nos alunos do primeiro ano, foram protegidos ano passado. Muito interessante, querer fazer uma coisa que não fizeram com você. Se for pra inovar, façam uma coisa rezoávelmente inteligente. Não é isso que esperamos dos jovens que vão comandar nosso país no futuro. Estão num lugar privilegiado, onde muito gostariam de estar, façam por onde.
    Sou ex-aluno e atualmente professor do IFTO, comos muitos lá, alguns inclusive com Pós doutorado no exterior. Fui representante 6 anos dos egressos no (antigo) conselho diretor da EAFA.Tenho orgulho e amor por esta instituição, e nunca precisei passar trote em ninguém para me fazer prevalecer. “O que nos difere dos outros animais á a capacidade de raciocinar”, vamos deixar as ofensas e agressões para os outros animais que não foram abençoados com essa graça divina.

  8. CONCORDO COM OS PROFESSORES DIEGO E CASSSIANO.

    Sem comentários. Direito de alimentação é pra quem merece. Lugar de violentos é na cadeia, nao no ifto.

    Sabe pq esta materia deu poucos comentário?
    Porque o povo de Araguatins e do Bico sabem da seriedade do Professor Dércio e de sua equipe gestora.

    Cambada de estudantes vao pra sala de aula mudar a realidade do bico, deixem de vandalismo e infantilidades.

  9. O CASSIANO TEM RAZAO., ANTES DE TUDO AS INSTITUIÇÕES DEVEM PREGAR O RESPEITO AO PRÓXIMO E ORDEM PÚBLICA., ESSAS PESSOAS CHEGAM CHEIAS DE SONHOS E ORGULHO E DEPOIS QUE É RECEBIDO COM BRINCADEIRA IDIOTAS DE PESSOAS QUE NÃO TEM MUITO CENSO DO RIDÍCULO ISSO CAUSA CONSTRANFIMENTO ILEGAL., É CASO DE POLÍCIA A INSTITUIÇÃO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE., PRA NÃO OCORRER O QUE ACONTECEU NA UFT.., ONDE NA MINHA SALA ELES TOMARAM A PORTA E DISSERAM QUE IA AMARRAR TODO MUNDO E PINTAR., TEVE UMA PESSOA QUE SE LEVANTOU E FALOU QUE NÃO QUERIA PARTICIPAR DA “BRINCADEIRA” AE O LÍDER DA BADERNA FALOU QUE NINGUEM IA SAIR.. O CARA FALOU QUE O PRIMEIRO QUE ENCOSTASSE A MÃO NELE IA SE ARREPENDER., ACHEI BEM INTERESSANTE PORQUE O CARA PASSOU NA FRENTE DE TODO MUNDO E NINGUEM TOCOU NELE.. FICOU UM MONTE DE IDIOTAS.. EU REALMENTE ESTAVA PAGANDO PRA VER KKK BANDO DE DESOCUPADOS… VÃO ARRUMAR UMAS MINAS AE EM ARAGUATINS TEM BASTANTE…

  10. A direção está corretíssima com as punições, pois alguns alunos do IFTO não tem respeito com os demais. Os calouros são os que sofrem mais, pois os PQs E TAs, colocam apelidos de baixo calão, isso é absurdo para uma instituição de Grande importância como o IFTO.. E aos alunos que fizeram essa paralização, você têm que reinvidicar quando realmente for necessário e ao inves de ficarem defendendo esses alunos que não respeitam os demais, vocês têm que estudar, pois se vocês não sabem o que a maioria de vocês fazem é consideradi BULLYING e também é crime…

  11. Antes de tudo gostaria de parabenizar o ´´dicionario aurelio“ mandou muito bem! Essa Mary é uma sem noçao. E voltando ao assundo…querido alunos por favor v6 deveriam primeiramente eleger outro presidente do gremio que saiba representar bem v6, porque esse ai ta fraco…segundo é muito facil pra v6 agora querer ter direito de alguma coisa né? Esse aluno que tivesse pensado duas vezes antes de falar besteira. Agora é tarde de mais pra lembrar que é carente, se vc realmente quizesse estaria com todos os direitos que o IF-TO tem a disposiçao, so precisava estudar e nao sair fazendo asneira. Seu burro K- louro eterno.

  12. É Mary, ainda bem que mais dois ajudaram e se pronunciaram. Porque fiquei dias tentando decifrar o que realmente você queria dizer. Concelho, leia mais que melhora, também faça correção da postagem antes de enviá-la. Mesmo assim, se escapar algo ninguém vai ligar.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias