Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Fórum discutirá os desafios da sala de aula e tecnologia aplicada à educação

Publicado

em

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro ocorrerá o primeiro Fórum de Licenciatura em Computação da unidade Araguatins do IFTO. O evento tem como público-alvo estudantes do ensino básico, técnico e superior da rede pública e privada da cidade de Araguatins e região. Sua programação reunirá minicursos, oficinas, relatos de experiência e atividades culturais. O interessado em participar do evento deve realizar inscrição clicando AQUI.

O I Fórum de Licenciatura em Computação integrará a Semana da Computação (SECOMP), IFORFEST e a SRBC (Socialização de Resultados do Programa Residência Pedagógica da unidade Araguatins). Fomentando temas relacionados às áreas dos cursos superiores, de uma forma mais diversificada, por meio de uma programação formada por atividades de compartilhamento de saberes. 

O evento tem como objetivo promover a discussão e a reflexão acerca dos desafios em sala de aula, bem como a tecnologia aplicada à educação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Rio Tocantins recua e algumas famílias começam a voltar para casa

Publicado

em

Moradores que ficaram desabrigados ou desalojados por causa das enchentes começaram a voltar para casa em São Miguel, no Bico do Papagaio. Isso porque o nível do rio Tocantins baixou cerca de quatro metros nos últimos dias.

Por outro lado, ainda há muitos moradores em abrigos públicos na cidade. Há quase 30 dias, a cidade sofre com a cheia. O rio chegou a subir cerca de 11 metros, desabrigando 233 famílias, que estão alojadas em 15 locais fornecidos pela prefeitura.

“A gente retirou esse pessoal para abrigos públicos e a gente tem dado toda a assistência, como alimentação, assistência médica. Fornecemos tanto alimentação pronta, como cestas básicas para aquelas famílias que foram desalojadas e não estão em abrigos públicos”, explicou o coordenador de incidência Paulo da Silva Pereira.

Com essa baixa, a travessia feita de balsa entre São Miguel e Imperatriz voltou a ser feita normalmente. O serviço tinha sido suspenso porque não havia lugar para que a embarcação pudesse ancorar.

Em vários pontos da cidade, a vida começa a voltar ao normal. A principal rua do bairro Bela Vista não está mais alagada, no entanto há muitos estragos causados pela cheia.

O que restou dos móveis está acumulado na frente das casas. Um estabelecimento foi interditado porque pode desmoronar. Mesmo o rio tendo baixado, a orientação da defesa Civil é que as famílias não retornem ainda para as residências.

“Ainda temos o risco de essa água voltar a subir e afetar novamente os moradores. A Defesa Civil está trabalhando na prevenção, tentando conscientizar a população para que não retorne agora até porque juntamente com a Secretaria de Saúde, vai ser iniciado o trabalho de dedetização das residências e das ruas que foram afetadas pela inundação”, explicou o secretário da Defesa Civil, Gustavo Enes.

Mesmo assim, alguns moradores têm retornado. O nível que a água chegou na casa do servidor público Jésser Oliveira está marcado nas paredes. Por 15 dias ele ficou na casa de parentes, mas agora que o rio está baixando, resolveu voltar.

“Não me sinto seguro, mas como a gente está de favor na casa de parentes, eu optei por voltar, na esperança de que o rio não chegue mais ao nível que chegou”, disse.

Nas áreas mais baixas, muitas casas ainda estão tomadas pela água. A dona de casa Joelma Matos o marido e o filho de 4 anos estão em um dos abrigos. Ela conta que não teve tempo de retirar quase nada antes da água subir.

“Está aqui o que eu consegui [retirar]. O meu botijão e a bicicleta do meu filho. Foi o que eu peguei, joguei nas costas e vim. O restante, documento dele, tirei um pedaço pregado no chão”, disse a dona de casa Joelma Matos. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem é preso ainda pelado na casa da vítima após estupro

Publicado

em

Um homem de 18 anos foi preso pela Polícia Militar, suspeito de estuprar uma mulher de 30 anos. A ocorrência foi registrada na madrugada desta segunda-feira, 24, no centro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A Polícia Militar recebeu uma ligação feita por uma vizinha da vítima, relatando a situação onde a mulher havia sido violentada sexualmente e que necessitava de socorro da PM. 

A equipe de policiais de imediato deslocou ao local onde encontrou a vítima em desespero, chorando e bastante trêmula a qual foi de imediata socorrida pelos policiais militares. 

De acordo com a vítima, ela estava em sua casa juntamente com as suas duas filhas menores, quando o autor chegou e bateu na porta dizendo que era filho do namorado da vítima, e que naquele momento não tinha onde dormir. 

Ao abrir a fechadura, a mulher já foi surpreendida pelo indivíduo que forçou a porta adentrando a residência, já agredindo a vítima e forçando ela a ter relação sexual com o autor.  

A vítima disse à PM que mesmo sob ameaça e pressão psicológica ainda tentou se defender, mas o agressor a segurou violentamente e consumou o estupro. Com gritos e pedidos de socorro, a vítima conseguiu sair de casa junto com as filhas e pediu para uma vizinha ligar para a polícia.

O autor ainda estava no interior da casa da vítima quando foi preso pela PM. Os policiais encontraram o agressor despido e deitado em um colchão na sala. Sem reagir, o homem foi preso e conduzido para a Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Times do Bico estreiam no Tocantinense 2022

Publicado

em

Este ano, a região do Bico do Papagaio voltou a ter dois representantes na elite do futebol estadual. Os times são o tradicional Tocantinópolis EC (TEC) e o estreante Bela Vista, do município de Cachoeirinha.

O TEC é o atual campeão estadual e é a equipe mais tradicional do estado, vai defender o título buscando sua quarta conquista. O Bela Vista tem à frente da presidência o atacante do Phitsanulok, da League 3 da Tailândia, Gilberto Macena. O time teve uma trajetória meteórica, sendo campeão estadual amador em 2021, conquistando direito de se profissionalizar e disputar a 2ª divisão estadual, onde foi vice campeão, adquirindo o direito ao acesso a elite em 2022.

As duas equipes estrearam no sábado, 22. O Verdão do Bico acabou derrotado no Nilton Santos, em Palmas, perdendo para o Capital por 2 a 1. O Capital saiu na frente com Bombado, mas Alan Maia deixou tudo igual, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Fábio Júnior garantiu o placar da vitória para a equipe de Palmas: 2 a 1.

No estádio Municipal Jorge Filho, em Angico, o Bela Vista saiu na frente com Arnaldo e Maelson ampliou. Na etapa final, Luís Carlos diminuiu para o Araguacema. Com a vitória, o Bela Vista somou os primeiros pontos. A equipe de Cachoeira jogou em Angico por conta do campo estar em melhores condições. (Foto: Lucas Ferreira/ TV Anhanguera)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze