Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Frank Tamba é pré-candidato a reitor do IFTO

Publicado

em

Movimento que nasceu do conjunto de pessoas que formam a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) trabalha por mudança e decidiu lançar nome do professor Frank Toshimi Tamba para a eleição da reitoria.

Servidor do IFTO, doutor em sociologia, engenheiro agrônomo e pedagogo por formação, Tamba possui ampla experiência tanto dentro do IFTO como em outros órgãos. De 1996 a 2004, foi analista do Sebrae em Araguatins, na região norte do Estado. Técnico na Assessoria de Planejamento (Asplan) nos anos de 1993 a 1996. Já no IFTO, em 2006 assumiu a coordenação da área de gestão da antiga Escola Técnica Federal de Palmas e entre 2007 e 2008, foi diretor e gerente de relações empresariais e comunitárias (Gerec).

A votação será em novembro deste ano. Porém, técnicos, professores e alunos já se mobilizam em prol de uma nova gestão para o instituto. Com perfil de um servidor técnico de excelência, ponderado, acessível e com capacidade de articulação, Tamba foi praticamente levado por esse conjunto de pessoas para participar da disputa. Ele é pré-candidato ao cargo de reitor.

“Nosso nome está à disposição, mas deixo claro: não se trata de um movimento de um nome ou de um grupo. É uma inciativa movimento que nasceu da comunidade do IFTO para propor uma ruptura da atual gestão por uma nova forma para gerir a instituição, de maneira planejada, articulada tanto internamente como externamente, para que o nosso IFTO volte a ocupar o papel de vanguarda e protagonismo que o Estado do Tocantins precisa”, afirmou Tamba. “Graças ao empenho, dedicação e capacidade dos professores, técnicos e o engajamento dos estudantes, o IFTO tem papel fundamental na formação de mão-de-obra técnica de excelência no Tocantins. Isso precisa ser dinamizado diante das dificuldades que encontramos de gestão”, complementou.

Uma das formas de superar as dificuldades existentes atualmente, como a redução de verba de custeio e investimento ao instituto pelo governo federal, é a relação institucional do IFTO com entidades e órgãos do Estado e de outras localidades. “Houve, de fato, o corte de verba, que prejudica e muito o trabalho do instituto. Mas, não podemos nos manter inertes. É preciso buscar caminhos para superar essas dificuldades, intensificar relações com outras entidades, instituições e demais órgãos. O IFTO precisa romper as suas próprias barreiras, avançar além de seus muros”, afirmou.

Visitas institucionais

Com trânsito aberto em instituições como Sebrae, bem como de todo o sistema “S” (como Senac, entre outros), órgãos públicos e empresas, Frank Tamba fez nesta quinta-feira, 14, visita na diretoria técnica do Sebrae. Ele tem agendamento com outras instituições como o Senai, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), entre outras. Nessas visitas, ele e demais membros que integram o grupo buscam opções e caminhos para eventuais parceriais para o IFTO.

“Independente de estarmos em ano de processo eleitoral, nosso objetivo é discutir o IFTO, buscar caminhos para futuras parcerias para melhorias da atuação do instituto. Isso é um dever de todos nós, pois vivemos no IFTO e todos nós queremos o melhor para o instituto”, finalizou.

No Sebrae, Tamba se reuniu com o diretor-técnico Higino Júlia Piti e esteve com o diretor-superintendente, Omar Antonio Hennemann. No encontro, Tamba e os demais integrantes do IFTO ressaltaram a importância do Sebrae no apoio não só às micro e pequenas empresas, mas em relação ao incentivo e apoio a empreendedorismo e inovação. Tanto o diretor-técnico como o superintendente reforçaram que o Sebrae está sempre aberto a parcerias com as instituições de ensino, destacaram a importância de esforços conjuntos nas áreas afins e exemplificaram ações coordenadas pelo sistema.

Tamba estava acompanhado pelos professores Weimar Silva Castilho e Wendell Costa (pré-candidato a diretor do campus do IFTO em Palmas) e dos técnicos administrativos do IFTO de Palmas Maria José Pereira da Silva, a “Zezé” e Diogo Carvalho dos Santos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Araguatinense é morto em Parauapebas

Publicado

em

Por volta de 1h30 desta sexta, 26, o araguatinense Cleyton Martins Nogueira, foi morto na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, estado do Pará. O crime ocorreu no Bairro Altamira.

Segundo informações da 20ª Seccional de Polícia Civil, Cleyton foi golpeado com várias perfurações de arma branca (faca). Ele estava em um bar acompanhado de sua namorada de prenome Daniela, momento em que de acordo com testemunhas, o ex-companheiro dela iniciou uma discussão. Após a briga, o ex de Daniela saiu e retornou um tempo depois com uma faca nas mãos e desferiu vários golpes na vítima que tentou correr, mas não teve chances e acabou morrendo.

A Polícia tenta encontrar o autor do homicídio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem furta retrovisor de moto, é flagrado por videomonitoramento e preso

Publicado

em

A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 26 anos na noite desta quinta-feira, 25, acusado de furtar um retrovisor de uma motocicleta que se encontrava estacionada no Centro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. A PM chegou ao acusado através das câmeras de videomonitoramento.

As primeiras imagens flagrando o momento exato em que o autor retirava o objeto do veículo da vítima foram captadas pelas câmaras de segurança de uma loja instaladas próximo ao local.

Através do registro de imagens das câmeras de alta resolução do sistema de videomonitoramento instalado na cidade e monitorado na sede do 9º Batalhão da PM (9º BPM), os policiais militares checaram os dados da moto e do autor e descobriram que o indivíduo morava em São Sebastião do Tocantins, também no Norte do Estado. O homem estava em sua residência quando acabou preso pelos militares do destacamento da PM em Buriti.

O autor e o acessório furtado foram apresentados na Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.

Resultados do videomonitoramento desde a implantação da nova tecnologia

Graças a esse sistema de videomonitoramento instalado em Araguatins, a PM já conseguiu prender diversos autores de variados crimes praticados na cidade, bem como, a apreensão de objetos recuperados nas ações.

Entre as ocorrências de destaque, estão a apreensão de um menor flagrado nitidamente pelas câmeras quando roubou o aparelho celular de uma vítima com uso da força física e saiu correndo. As imagens captadas mostraram o rosto do menor, facilitando com que a PM chegasse de imediato até ele.

Outra ocorrência que ganhou destaque na mídia foi a prisão de um homem que estava com uma arma de fogo na cintura no Cais do Porto. Da central, a PM constatou o comportamento estranho do homem que constantemente colocava a mão na cintura. Os militares constaram que era uma arma e sem saber que estava sendo monitorado, o autor foi abordado,acabou preso e a arma apreendida.

Continue lendo
publicidade Bronze