Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Jovem que teve crânio fraturados em acidente clama por cirurgia há 5 meses

Publicado

em

Situação do rosto do jovem 

O jovem Luiz Augusto Timóteo, de 20 anos, sofreu traumatismo craniano com fratura e exposição de massa encefálica em um acidente de trânsito em julho deste ano e até hoje, cinco meses depois, aguarda por uma cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Os familiares estão extremamente preocupados com a saúde do jovem e já procuraram até o Ministério Público do Tocantins (MPTO) na tentativa de conseguir o procedimento de reconstituição facial.

A situação é tão grave que Luiz Augusto já perdeu a visão de um olho e um fragmento de osso se soltou e saiu pelo seu nariz. 

Irmã do jovem, Espedita Everania Timóteo relatou ao AF Notícias que o acidente ocorreu no dia 1º de julho deste ano na BR-230 enquanto o jovem retornava de madrugada da casa da namorada para sua residência, na zona rural de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Luiz Augusto estava de motocicleta e teve a visão ofuscada numa curva acentuada pelo farol alto de um carro, tentou desviar para evitar uma possível colisão, mas acabou batendo com cabeça no meio-fio.

Ele foi socorrido para o hospital de Augustinópolis em estado grave e depois foi transferido para o HRA, onde aguarda desde então.

Segundo Espedita Everania, no mesmo dia do acidente a justiça foi acionada pelo MPTO e o juiz Jefferson David Asevedo Ramos, da Comarca de Augustinópolis, mandou o Governo transferir o jovem com urgência para um hospital público ou particular dentro ou fora do Estado que possuísse suporte para a realização do procedimento cirúrgico e neurológico, no entanto, a determinação, ainda de julho, nunca foi cumprida. 

Para agravar a situação, o HRA não possui condições técnicas de realizar a cirurgia reparadora, segundo o coordenador do serviço de cirurgia bucomaxilofacial do hospital, Rufino José Klug, em razão da necessidade de inúmeros materiais que não são cotidianos no hospital.

Jovem antes e depois do acidente

Ele disse ainda que a indisponibilidade crônica de leitos de UTI torna o agendamento cirúrgico incerto.

Frisamos também que sempre houve vontade de operar o paciente neste hospital, mas que as restrições estruturais e técnicas tornam quase impossível uma reabilitação bem-sucedida ao porte ora apresentado”, afirmou Rufino José Klug.

Para a irmã, Luiz Augusto permanece vivo por um milagre. “Desde o dia 1º de julho que nós vivemos dentro do hospital e peço socorro”, disse. 

O QUE DIZ A SES

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o paciente Luiz Augusto Timóteo, após ser admitido no Hospital Regional de Araguaína (HRA), realizou procedimento cirúrgico de Reconstrução Parcial de Órbita e Assoalho de Órbita à esquerda. O mesmo está sendo assistido pela equipe multiprofissional e pelas especialidades médicas (Buco Maxilo e Neurocirurgia) da unidade.

O próximo passo para o caso de Timóteo requer período de regeneração da área que foi reconstruída, para início da segunda fase de tratamento. No momento, o paciente apresenta com quadro clínico estável e o tratamento requer longa permanência devido fraturas múltiplas e complexas da face.

A SES reforça também que a equipe da neurocirurgia do HRA entrará em campo para segunda fase do procedimento e já elaborou uma lista para aquisição dos materiais necessários”.

(AF Notícias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Servidores municipais protestam contra demissões

Publicado

em

Servidores municipais de São Miguel, município do Bico do Papagaio, exonerados pelo prefeito, Alberto Moreira (SD), na semana passada, protestaram na Câmara Municipal e também na Prefeitura, na manhã desta segunda, 25.

Os trabalhadores foram aprovados em um concurso público do ano de 2016, mas agora, quase cinco anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em um ato moroso, determinou que Alberto Moreira exonerasse os servidores, levando graves transtornos ao gestor e aos trabalhadores.

Os servidores alegam que as demissões são arbitrárias e ainda agravadas pelo fato de se estarem em meio a uma pandemia com proporções humanitárias catastróficas, colocando a estabilidade das famílias com anos de dedicação ao município, em risco.

Eles também ponderam, que o Ministério Público, se manifestou atestando que não houve irregularidades no certame. Recomendando ao prefeito que não realizasse as demissões.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Em jogo eletrizante, TEC derrota Interporto e vai disputar final do Tocantinense 2020

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), venceu o Interporto nesta segunda-feira (25) na semifinal do Tocantinense 2020. A disputa começou com o Tigre na frente com dois gols ainda no primeiro tempo, Tozin marcou o primeiro para a equipe portuense e Lelo marcou o segundo. No segundo tempo o Tocantinópolis empatou com dois gols do centroavante Jheimy. O segundo gol foi aos 46 minutos do segundo tempo.

Com tudo igual, a disputa foi para os pênaltis. O TEC então se saiu melhor marcando quatro, enquanto o Interporto fez apenas dois. Os dois times tinham empatado no jogo de ida, realizado em março de 2020, antes do campeonato ser paralisado por causa da pandemia de Covid-19,

A partida entre os dois times estava prevista para o domingo (24), mas foi adiada. A decisão foi em solidariedade ao trágico acidente que matou quatro atletas e o presidente do Palmas, além do piloto do avião que os transportava.

Agora o Tocantinópolis aguarda o vencedor do jogo entre Palmas e Araguacema pela outra semifinal. A partida seria no dia 28 de janeiro, mas também foi adiada por causa do acidente e não tem data para acontecer. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo
publicidade Bronze