Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mudas sem procedência são apreendidas pela Adapec

Publicado

em

Após denúncia anônima, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) localizou um viveiro que estava comercializando mudas de citrus sem autorização, nessa segunda-feira, 9, no município de Araguatins. As plantas não tinham nota fiscal e documentos sanitários que comprovassem a origem e a condição sanitária. Em razão disso, foram apreendidas e destruídas no aterro sanitário 121 das espécies: mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera. O empresário foi multado em R$ 3,6 mil.

De acordo com a supervisora técnica da área vegetal, Érica de Mendonça, a empresa vende mudas ornamentais, mas não poderia comercializar frutíferas sem o devido cadastro e o cumprimento das exigências conforme prevê a legislação. “O Tocantins é livre de algumas doenças dos citrus, o comércio clandestino põe em risco a citricultura do Estado, pois as plantas podem estar contaminadas de doenças e pragas que não existem aqui, e isso resultaria em grande impacto econômico para todos os produtores rurais dessa cultura”, alertou.

Orientações

A Agência tem feito orientações de forma rotineira para conscientizar os produtores rurais, lojistas e empresários sobre os riscos de adquirirem mudas ou sementes clandestinas, uma vez que são os principais veículos de propagações de doenças e pragas. Os estabelecimentos para comercializarem esses materiais devem estar cadastrados, ter as documentações exigidas, que comprovam a sua origem e idoneidade, entre outros.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Bebê de apenas 5 meses morre com Covid-19

Publicado

em

Uma criança de apenas 5 meses teve morte diagnosticada como sendo por Covid-19. A informação foi divulgada neste sábado, 28, pela secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

O óbito ocorreu no dia 24 de novembro, no Hospital Municipal de Araguaína.

Esta é a nona morte por Covid-19 no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: PM recupera bicicleta roubada e prende suspeito no bairro Boa Vista

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) através do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), norte do Estado, prendeu na noite dessa quinta-feira, 26, um homem de 32 anos acusado de roubar a bicicleta de um menor de 15 anos no Bairro Boa Vista em Augustinópolis.

O pai do menor ligou para a PM e relatou que o homem havia roubado a bicicleta de seu filho que se encontrava estacionada em frente a sua residência naquele setor.
Ainda segundo o pai da criança, seu filho chegou a seguir o autor, mas, acabou sendo ameaçado de morte e resolveu comunicar o caso ao pai.

Para não ser contido, o homem ainda tentou fugir deixando para trás a bicicleta, mas, acabou sendo preso pela PM quando tentava se esconder em um bar. O indivíduo e o objeto do roubo foram apresentados na Central de Flagrantes para as devidas providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sr. Quincas morre aos 97 anos

Publicado

em

Faleceu na sexta, 27, um dos pecuaristas mais respeitados de Araguatins, no Bico do Papagaio, Joaquim José de Araújo, mais conhecido como Sr. Quincas. Ele faleceu de causas naturais aos 97 anos.

O velório está acontecendo em sua residência, na Avenida Siqueira Campo, 475, no centro da cidade.

O sepultamento será às 17h, no Cemitério Municipal.

Continue lendo
publicidade Bronze