Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Pesquisa do IFTO investiga relação entre atividade física e saúde mental

Publicado

em

Com o objetivo de estudar a relação entre atividade física e saúde mental dos adolescentes antes e durante o isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lança a pesquisa: “Atividade física antes e durante o isolamento social devido à Covid-19 e sua relação com a saúde mental em adolescentes”.

O estudo é desenvolvido na unidade de Araguatins, sob a coordenação do professor Alexandre Almeida, que ressalta o papel da pesquisa “é verificar se o nível de atividade física prévia está associado com o estado psicológico de adolescentes expostos às medidas de isolamento e distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus”.

questionário pode ser preenchido entre os dias 12 de fevereiro e 30 de março, o público da pesquisa são os adolescentes, na faixa etária dos 14 aos 19 anos. A análise desses dados está prevista para o mês de agosto deste ano, já sua conclusão deve ficar para o mês de dezembro.

As questões visam avaliar a quantidade de atividade física, sintomas de estresse, ansiedade e depressão, além de sintomas de transtorno pós-traumático em adolescentes neste momento pandêmico.

O professor Alexandre destaca ainda a importância desse tipo de pesquisa, uma vez que ela pode auxiliar a elaboração de estratégias que reduzam ou mitiguem o impacto psicológico negativo do isolamento social. “Neste sentido, a prática de atividades físicas e exercícios físicos pode ser considerada como importante ferramenta não-farmacológica na prevenção e/ou tratamento complementar dos transtornos psicológicos gerados pelo confinamento e distanciamento social”, diz o professor.

Vale destacar que é inegável a importância das medidas de isolamento e distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, no entanto essas medidas podem estar associadas a alterações psicológicas negativas. Desta forma, o presente estudo visa auxiliar na implementação de estratégias que reduzam ou mitiguem os impactos do isolamento social na saúde mental dos adolescentes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Kátia Abreu garante R$ 500 mil para SEMUSA perfurar poços artesianos

Publicado

em

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Tocantins, Moisés Gomes, esteve com o prefeito Aquiles da Areia (PP) e vereadores, discutindo melhorias no sistema de captação e distribuição do Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA).

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (27).

Moisés esteve em diversos pontos do sistema de captação e distribuição de água.

Na oportunidade, foi anunciado ao prefeito e vereadores, emenda da senadora Kátia Abreu (PP), no valor de R$ 500 mil para perfuração de poços artesianos no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Inscrição no concurso do Banco do Brasil termina nesta quarta, 28, com vagas para 6 municípios do Bico

Publicado

em

Terminam nesta quarta, 28, as inscrições para participar do concurso público do Banco do Brasil. Existem vagas para o Bico do Papagaio nos municípios de: Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Xambioá, Sítio Novo e Ananás.

Para todo Brasil, são 4.480 vagas abertas em todos os estados do país para a carreira de Escriturário, cargo de entrada no banco.

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas com deficiência podem se escrever até 7 de agosto.

Das 4.480 vagas abertas, 2.240 delas serão para provimento imediato e as outras 2.240 vagas para formação de um cadastro reserva no nível inicial da carreira administrativa do banco. O Escriturário terá vagas por áreas de relacionamento: Agente de Tecnologia (apenas no DF) e Agente Comercial em todos os estados do país. Veja as informações completas AQUI.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Motorista abandona caminhonete na Ponte Dom Affonso Felippe Gregory

Publicado

em

Um homem ainda não identificado, abandonou uma caminhonete na tarde desta segunda, 26, na Ponte Dom Affonso Felippe Gregory, que liga o município de São Miguel, no Bico do Papagaio a Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão.

Segundo informações da Polícia, que verificou as câmeras de monitoramento, o homem abandonou o veículo e voltou caminhado para o lado de São Miguel.

O trânsito ficou interrompido por algumas horas, até o veículo ser guinchado.

O homem que conduzia a caminhonete ainda não foi localizado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze