Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Pesquisa do IFTO investiga relação entre atividade física e saúde mental

Publicado

em

Com o objetivo de estudar a relação entre atividade física e saúde mental dos adolescentes antes e durante o isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lança a pesquisa: “Atividade física antes e durante o isolamento social devido à Covid-19 e sua relação com a saúde mental em adolescentes”.

O estudo é desenvolvido na unidade de Araguatins, sob a coordenação do professor Alexandre Almeida, que ressalta o papel da pesquisa “é verificar se o nível de atividade física prévia está associado com o estado psicológico de adolescentes expostos às medidas de isolamento e distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus”.

questionário pode ser preenchido entre os dias 12 de fevereiro e 30 de março, o público da pesquisa são os adolescentes, na faixa etária dos 14 aos 19 anos. A análise desses dados está prevista para o mês de agosto deste ano, já sua conclusão deve ficar para o mês de dezembro.

As questões visam avaliar a quantidade de atividade física, sintomas de estresse, ansiedade e depressão, além de sintomas de transtorno pós-traumático em adolescentes neste momento pandêmico.

O professor Alexandre destaca ainda a importância desse tipo de pesquisa, uma vez que ela pode auxiliar a elaboração de estratégias que reduzam ou mitiguem o impacto psicológico negativo do isolamento social. “Neste sentido, a prática de atividades físicas e exercícios físicos pode ser considerada como importante ferramenta não-farmacológica na prevenção e/ou tratamento complementar dos transtornos psicológicos gerados pelo confinamento e distanciamento social”, diz o professor.

Vale destacar que é inegável a importância das medidas de isolamento e distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, no entanto essas medidas podem estar associadas a alterações psicológicas negativas. Desta forma, o presente estudo visa auxiliar na implementação de estratégias que reduzam ou mitiguem os impactos do isolamento social na saúde mental dos adolescentes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Quinta morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O quinto óbito por Covid-19 foi oficializado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma mulher de 84 anos, com hipertensão arterial sistêmica. Ela morreu na quinta, dia 25, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo
publicidade Bronze