Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Unitins participa de congresso literário em Bacabal

Publicado

em

Os acadêmicos do curso de Letras do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Denilson da Silva Martins e José Augusto Araújo Júnior, juntamente com a professora Luama Socio, participaram do III Congresso Internacional de Letras (Conil), organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 28 e 30 de agosto, no município de Bacabal.

Com o tema Línguas e Literatura em Tempos de Resistência, o Congresso teve a participação de representantes de universidades de todas as regiões do país, proporcionando a troca de conhecimento científico produzido por centenas de autores literários e teóricos da área de Letras.

O Conil teve como objetivo fomentar discussões sobre a produção científica frente aos desafios da atualidade e, ao mesmo tempo, realizar a própria resistência, apresentando discussões que geralmente são colocadas em posição de marginalidade, visto que estão ausentes, em comparação com o espaço dado a outras temáticas, em eventos e investigações científicas nacionais, tais como língua e literatura indígena, literatura negra, literatura homoafetiva, identidade, multilinguismo e variação linguística.

A professora Luama Socio, que é doutora em Filosofia (USP), apresentou o trabalho “O animal filosófico e a resistência em Bichos, de Miguel Torga”, analisando os símbolos do tema da resistência literária no contexto do Estado Novo português, conhecido como regime salazarista, configurado como ditadura durante mais de 40 anos em Portugal no século XX.

“O livro Bichos, de Miguel Torga, constitui-se de quatorze contos que simbolizam o corpo social político português em 1940. Nosso trabalho configura-se numa contribuição crítica literária sintonizada com o importante tema da resistência numa perspectiva de um dos mais influentes escritores portugueses do século XX. Contista, romancista, ensaísta, dramaturgo, Miguel Torga foi autor de mais de 50 obras publicadas”, explica a professora.

Segundo os acadêmicos, a participação no Congresso significou a vivência de muito aprendizado e grande imersão em múltiplos pontos de vista acadêmicos sobre a produção da atualidade em Letras a respeito do tema da resistência. (Carlos de Bayma)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Cláudio e Aquiles aceleram campanhas

Publicado

em

Ação da Coligação “Justos Por Araguatins”

Os candidatos a prefeito de Araguatins, Cláudio Santana (MDB), da Coligação “Justos Por Araguatins” e Aquiles da Areia (PP), da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, intensificaram suas ações de campanha.

Cláudio nesta terça, 20, realizou caminhada no comércio e fechou a noite com comício no cruzamento das Ruas Marechal Rondon e Getúlio Vargas, na região do setor Cerâmica.

Aquiles da Areia concentrou em visitas durante o dia e reunião política de vereadores no período noturno.

Ação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”
Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Justiça nega pedido de Elvira e aprova candidatura de Clayton

Publicado

em

A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido constante da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), promovido pela Coligação “Unidos Venceremos”, da candidata a reeleição, Elvira Araújo (SD), e deferiu o registro de candidatura de Clayton Paulo Rodrigues (PTB) para o cargo de prefeito do município de Nazaré.

A decisão foi proferida no final da tarde desta terça, 20.

No tocante aos processos ajuizados contra Clayton, tanto na Justiça Estadual Comum, quanto na Justiça Federal, a análise individualizada não revelou a existência de sentença condenatória que autorize aplicar alguma causa de inelegibilidade preconizada pela Lei da Ficha Limpa.

Uma decisão do próprio Poder Judiciário, anterior a análise do registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral, havia suspendido os efeitos da decisão do Poder Legislativo Municipal que reprovava a prestação de contas da gestão de Clayton, a frente da Prefeitura Municipal. A Justiça considerou que os parlamentares não seguiram o rito de ampla defesa ao ex-prefeito. “É fato suficiente para afastar a causa de inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990 (Lei da Ficha Limpa)” diz trecho da decisão da Justiça Eleitoral.

Continue lendo
publicidade Bronze