Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Workshop sobre Educação Fiscal capacita educadores do Bico

Publicado

em

Capacitar os coordenadores e professores e incentivar os municípios a implantarem o Programa Municipal de Educação Fiscal são os principais objetivos do Workshop sobre Educação Fiscal, que está sendo realizado em diversos municípios do Tocantins. Nesta quarta, 18, o evento aconteceu em Araguatins, na Diretoria Regional de Ensino.  “Nossa meta é visitar os municípios tocantinense, capacitando o maior número possível de coordenadores e professores, que trabalham com o Ensino Fundamental”, afirma a coordenadora do Gefe Tocantins, Andreia Feitosa.

Sobre a temática foram apresentadas as palestras ‘Um olhar para a cidadania na escola’, pelo professor e gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes – Seduc, Josiel Gomes dos Santos;  apresentação dos programas ‘Nacional e Estadual de Educação Fiscal’, por Andreia Feitosa e Elmírian Guedes, gerente de capacitação da Egefaz.

Além das palestras, os professores participaram da oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’, com a professora e Assessora Técnica da Seduc, Nelma Maria Matias Pinheiro. Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Marigá, Ejucélia Pereira Mota, a oficina foi um momento rico para todos os coordenadores e professores. “A oficina trouxe informações valiosas que nos permitiu perceber a importância da Educação Fiscal na escola e no processo ensino aprendizagem, alinhando os conteúdos apresentados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Ejucélia Mota.

“É muito importante tanto para Araguatins como para todos os municípios do Estado trabalhar o tema Educação Fiscal em sala de aula. Assim, estaremos ajudando a formar cidadãos conhecedores dos seus direitos e deveres, participativos e conscientes de onde vêm e para onde vão os tributos pagos pela sociedade”, destaca o vereador e orientador educacional do Município, Leocy Ferreira Mota.

“O que? Por quê? Para que? Onde aplicar? A partir das respostas dessas perguntas conseguimos perceber a importância de desenvolver nas escolas a cultura da Educação Fiscal e também de exigir o documento fiscal no ato da compra de produtos e serviços”, explica Janilene Sousa, técnica em Educação Fiscal da regional de Tocantinópolis.

Tendo como tema ‘Caminhos para a Educação Fiscal na Escola’, o Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Foto: Antônio Gonçalves)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze