Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Inicia nesta terça-feira mutirão para erradicar sub-registro

Publicado

em

Começa nesta terça-feira, 19, o primeiro mutirão do Comitê do Sub-registro, na cidade de Augustinópolis. A ação faz parte das atividades para erradicar o sub-registro no Tocantins e, na ocasião, oferecerá serviços de expedição de documentos e orientações diversas.

Também serão atendidos os moradores dos municípios de Sampaio, São Miguel, Sitio Novo, Axixá do Tocantins, Carasco Bonito, Buriti do Tocantins e São Sebastião.

Durante o mutirão, serão oferecidos gratuitamente serviços de emissão de Certidão de Nascimento, expedição de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, 2ª Via e recadastramento de CPF, 1º e 2ª via de Certidão de Nascimento, fotos 3X4 e cópia de documentos pessoais.

A população também contará com técnicos especializados que ministrarão palestras com os seguintes temas: ações preventivas e de redução ao consumo e comércio de drogas; direito e deveres da Criança e do Adolescente; direitos do Consumidor; orientação sobre a Lei Maria da Penha, entre outros.

O alvo principal dos mutirões são as populações de quilombolas, indígenas, rurais, ciganas e ribeirinhas.

Parceria

O mutirão será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, numa ação conjunta com o Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através do Convênio nº. 700.227/2008/SEDH/PR.

Esta ação faz parte da grande mobilização nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população à documentação. Em 2009, as equipes do Comitê do Sub-registro visitaram todos os municípios do Estado para mobilizar os gestores e identificar as áreas onde residem as pessoas que estão sem a documentação.

A ação intitulada “Tire Sua Certidão, Seja Cidadão” tem o objetivo de alcançar, até o final do ano de 2010, o índice igual ou inferior a 5% de pessoas que não possuem Certidão de Nascimento no Tocantins.

Nos dias 22 e 23 de janeiro, sexta e sábado, as equipes realizarão os mutirões do Sub-registro em Araguatins, beneficiando a população dos municípios de Santa Terezinha do Tocantins, Povoado Macaúba, Cachoeirinha, São Bento e Povoado Estiva. (Deydjane da Luz e Josélia de Lima)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professor Eliézio comenta sobre acidente com tiro que matou Celi Pintor

Publicado

em

Nesta quinta, 3, o professor Eliézio Vieira, divulgou um vídeo comentando sobre o acidente que ocorreu em sua chácara, na zona rural de Araguatins, no Bico do Papagaio, no início do mês de novembro, que provocou a morte de Celi Pintor, amigo de Eliézio e bastante conhecido na cidade.

A fatalidade é tratada como um acidente, provocado pelo manuseio de uma arma de fogo.

Eliézio divulgou o vídeo, após ser veiculado em redes sociais, um áudio, afirmando que a Polícia teria concluído laudo pericial, onde apontaria Eliézio como culpado e que a Polícia estaria a procura do professor. A informação não procede.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Itamar diz que não disputará presidência da Câmara e pretende apoiar prefeita eleita Lucilene

Publicado

em

O vereador reeleito para seu 3° mandato Professor Itamar Martins (MDB), disse que não disputará a presidência da Câmara Municipal não por falta de experiência, conhecimento e habilidade mais por outros motivos. “Já decidi, não vou participar da eleição pra presidente”, disse o parlamentar.

Perguntado sobre quem apoiaria ele respondeu, “Estamos conversando, analisando, garanto que será um dos candidatos. Professor Itamar explicou ainda que seu principal objetivo é contribuir com a cidade junto com a gestora eleita Lucilene Brito ( SD ) e demais vereadores fazer projetos para melhoria na educação, saúde, infraestrutura, esporte e demais área nesse momento é meu foco principal”, finalizou. (Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura afirma que não há atraso de salários e 13º e que ação jurídica é sem motivos

Publicado

em

A Prefeitura de Araguatins informou nesta quinta-feira, 3, que tomou conhecimento com “estranheza” dos rumores de que a assessoria jurídica do prefeito eleito teria impetrado um mandado de segurança para impedir atrasos e parcelamentos nos salários dos servidores, dentre outras finalidades. 

A ação proposta, segundo a atual gestão, é desnecessária e tem a mera finalidade de publicitar atos inexistentes, já que todos os servidores estão com os salários em dia e o 13° salário, desde o mês de janeiro, vem sendo antecipado 50% na data do aniversário dos servidores, conforme prevê a Legislação Municipal. 

Com base nesses fatos, a prefeitura reiterou que não há nenhum indício de que a gestão tenha demonstrado a intenção de deixar de cumprir seus compromissos com os servidores, descaracterizando assim, qualquer motivação para o mandato ora impetrado.

Continue lendo
publicidade Bronze