Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins investe em plataforma 3D para equipar laboratório dos cursos de Medicina e Enfermagem

Publicado

em

O uso de cadáveres humanos para o ensino de anatomia em cursos de Medicina já está sendo substituído gradualmente por tecnologias realísticas. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que está em fase de implantação do curso de Medicina no Câmpus Augustinópolis, investiu na Plataforma Multidisciplinar 3D, que funciona como uma mesa de anatomia e permite o estudo de materiais sintéticos, tecidos, sistemas e todas as funções de um corpo humano real.

A Unitins é a primeira universidade do Tocantins a adquirir esse equipamento, que já está pronto para uso no Laboratório de Anatomia do Câmpus Augustinópolis. A estrutura laboratorial da área de saúde da Unitins será compartilhada entre os cursos de Enfermagem e Medicina.

A mesa digital desenvolvida pela empresa Csanmek Tecnologia, empresa que venceu o processo licitatório, é uma ferramenta que pode ser destinada ao aprendizado de conteúdos como Anatomia, Histologia, Fisiologia, Citologia, Dissecação Virtual e até Simulações e Habilidades Cirúrgicas. A aquisição deste equipamento também possibilita realizar comparações entre várias fases de desenvolvimento humano e animal, com características específicas de cada espécie e acompanhamento do desenvolvimento gradativo, desde a embriologia, seguida da fase fetal, púbere, adulta e senilidade. 

O processo de pesquisa de mercado, compra e trâmites legais vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2020, como explica o diretor administrativo da Unitins, Ricardo Oliveira Carvalho. “O investimento na plataforma multidisciplinar no início era algo muito grande para nós, mas assim que pesquisamos o equipamento, empresas fabricantes e fizemos todo o estudo de mercado, vimos que era tecnologia de ponta, já usada no Brasil e no mundo, ideal para o curso de Medicina da Unitins”, conta, ressaltando o padrão que a Reitoria quer já na abertura do curso.

A montagem da plataforma aconteceu recentemente com a presença de representantes da Csanmek Tecnologia, além da diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha; e de professores e acadêmicos do curso de Enfermagem.

As expectativas para os benefícios do equipamento para docentes e discentes da Unitins são animadoras. “O Câmpus de Augustinópolis já oferece o curso de Enfermagem com quatro laboratórios instalados. A Unitins está investindo em equipamentos novos e mais tecnológicos para os laboratórios que irão atender futuramente o curso de Medicina. Todo esse investimento trará benefício tanto para a universidade quanto para a realidade social e econômica do Bico do Papagaio”, comenta Gisele Padilha, diretora do Câmpus Augustinópolis.

A acadêmica do 3º período do curso de Enfermagem, Cianny Ximenes Rodrigues, que acompanhou a montagem e os testes do equipamento, conta que a chegada da plataforma disciplinar 3D incentivará não só os estudos teóricos, mas a prática de pesquisa. “Fiquei muito animada em presenciar esse investimento tão importante na Unitins. Com certeza, irá nos beneficiar e incentivar pesquisas em diversas disciplinas e áreas da saúde. Sairemos do curso profissionais muito capacitados para atender a população”, relata a discente.

O CEO da Csanmek, Cláudio Santana, explica que a plataforma já tem grande atuação nacional e mundial. “Estamos há seis anos no mercado e presente em mais de 100 instituições de ensino. Atuamos no mercado Internacional há aproximadamente quatro anos e, hoje, somos o terceiro maior fabricante de mesas anatômicas do mundo. Estamos presentes em 10 países”, ressalta.

O médico e presidente da comissão responsável pela implantação do curso de Medicina da Unitins, Valdir Odorizzi, afirma que a tecnologia será uma aliada ao ensino, porém sem substituir a autonomia do professor. “A tecnologia transforma o mundo e não poderia ser diferente no ensino da Medicina. Os laboratórios virtuais, hoje, facilitam o aprendizado de alunos que já são nativos digitais. Esse equipamento que adquirimos permite estimular o estudante a consolidar o conhecimento teórico para chegar mais preparado à prática da Medicina, em um ambiente controlado com uma experiência gamificada e guiada pelo professor. A plataforma 3D também facilita a estratégia de ensino, uma vez que munimos o professor com uma gama de ferramentas que mantém sua autonomia para lecionar, facilitando o processo de aprendizagem. Nossa meta é formar profissionais capacitados e empáticos e fomentar uma instituição de excelência aliada à tecnologia”, afirma.

Para o reitor Augusto Rezende, a aquisição desse equipamento é mais uma afirmativa do investimento em tecnologia e melhoria da Unitins. “Estive em uma visita técnica em 2019 na Bolívia e lá tive o primeiro contato com a plataforma multidisciplinar 3D em laboratórios de Medicina, que trabalham o ensino com o auxílio da tecnologia realística. Assim, buscamos o melhor equipamento existente no país para os nossos laboratórios na Unitins também. A plataforma disciplinar 3D tem a garantia cientificamente comprovada de aprendizado para que o acadêmico saia pronto para o ensino prático nas unidades de saúde. O investimento em equipamentos tecnológicos é um esforço do Governo do Tocantins e dos parlamentares que destinaram emendas para a Unitins, beneficiando os cursos de saúde da instituição [Enfermagem e Medicina] e incentivando o ingresso de alunos da rede pública na universidade”, destaca. 

Em breve, os professores do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis passarão por treinamento com profissional especializado para aprender todas as funcionalidades da mesa. O mesmo acontecerá com o corpo docente do curso de Medicina, quando o curso já estiver implantado e professores contratados. O curso de Medicina está em fase final de estruturação pedagógica e estrutural.

O investimento total da aquisição da plataforma 3D foi de R$ 347.500,00, recurso oriundo de emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias, Ricardo Ayres, Vilmar Oliveira e Olyntho Neto, destinada à implantação do curso de Medicina da Unitins. (Andréia Fernandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vice-prefeita Elizabete realiza homenagens e entrega presentes no Dia das Mães

Publicado

em

Em comemoração ao Dia das Mães a vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), realizou o sorteio de presentes para as mães araguatinenses.

A iniciativa levou alegria em um dia especial e festivo para aquelas que merecem todo carinho, respeito e admiração. Foram distribuídos prêmios como geladeira, televisão, kits de beleza, entre outros.

“Mãe é aquele que cuida, que ensina a falar, andar, que tem o melhor colo, amor puro, incondicional é inexplicável. Desejo a todas um feliz dia das mães” disse Professora Elizabete.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acusado de matar e ocultar cadáver na Santa Luzia é capturado

Publicado

em

Polícia Civil e Polícia Militar em operação conjunta, resultou na prisão temporária de um homem de 58 anos pela prática de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A prisão foi efetuada por agentes da 10ª e da 11ª Delegacias de Polícias de Araguatins, Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na manhã desta terça-feira, 11, na zona rural do município.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Thiago Bustorff, o homem é o principal suspeito de praticar homicídio qualificado e ocultar cadáver do sexo masculino que havia desaparecido em 23 de março de 2019, em Santa Luzia, no projeto de assentamento localizado na zona rural de Araguatins.

As buscas tiveram continuidade por quatro meses quando foi localizado um crânio humano, completamente esqueletizado. Os exames periciais comprovaram que o corpo seria da vítima do homicídio qualificado. As investigações apontaram que a motivação do crime seria, em tese, ciúmes de um relacionamento amoroso que a vítima tinha com a filha do suspeito.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Primeira morte por Covid-19 completa um ano

Publicado

em

Esta terça-feira, 11, completa 1 ano da primeira morte por Covid-19 em Araguatins, no Bico do Papagaio. A vítima foi Antônio da Cunha Reis, conhecido como Português, de 62 anos. Ele morreu no Hospital Regional de Araguaína.

Português foi sepultado no Cemitério Municipal de Araguatins.

Na época, Araguatins somava 19 casos confirmados de Covid-19. O Bico somava 117 casos com 6 mortes. De lá pra cá, muitas outras vidas foram ceifadas e chegam a 50 perdidas até esta terça-feira e 1.779 pessoas que contraíram a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas até o momento em Araguatins, 5.636 doses de vacina contra a Covid.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze