- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Mais Lidas

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias