Connect with us

Bico do Papagaio

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Publicado

em

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Protesto neste sábado vai cobrar recuperação de via de acesso ao IFTO

Publicado

em

Funcionários, estudantes, prestadores de serviço, produtores rurais e população em geral, sofrem há mais de 5 anos, com o total abandono da Avenida Castelo Branco, no trecho que inicia próximo a creche Centro de Educação Infantil Dona Marina Pereira de Miranda, entre o Setor Aeroporto e Nova Araguatins até a entrada do campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).

A Avenida Castelo Branco é a maior via urbana da cidade de Araguatins, começa no setor Feirinha, nas mediações do estádio Ricardo Pereira, passa pelo Setor Brejo, chega na Avenida Araguaia, corta o bairro Nova Araguatins, e a partir daí, se inicia o problema que é um transtorno, passando pelos setores Industrial e Santa Tereza, chegando no IFTO.

As reclamações são grandes. Nesse período, foram feitos recapeamentos de baixa qualidade, serviços de tapa-buraco, mas nenhum, trouxe solução definitiva.


Por conta dos problemas, populares que utilizam diariamente a via, estão organizando para o sábado, 26, a mobilização “Asfalto Já”, que vai protestar para que o poder público resolva o problema.

A mobilização começará às 8h30 em frente a guarita do campus do IFTO, no Bairro Santa Tereza e percorrerá em carreata até o centro da cidade.

Os organizadores pedem o respeito as medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carlesse garante retomada de obra da TO-010 ainda este ano

Publicado

em

Durante sua passagem pelo Bico do Papagaio no começo da semana, onde lançou obras nas áreas de Infraestrutura e Saúde, o governador Mauro Carlesse (PSL), foi perguntado por um morador da região, sobre as obras na rodovia TO-010, no trecho que liga Araguatins a Ananás.

Carlesse garantiu que a obra será retomada ainda este ano. O governado disse que já foi autorizada a licitação.

O Trecho da TO-010 entre Araguatins e Ananás tem 81 quilômetros e foi iniciada a pavimentação em 2014, durante o governo Siqueira/Sandoval, que chegou a pagar R$ 35.459.052,85, e feito por completo em torno de 7 km e que a obra conta com 50 km de terraplanagem concluída.

O governo da época acabou acusado de corrupção com o recurso da obra. Marcelo Miranda que sucedeu o comando do Governo do Tocantins, não deu conta de retomar os trabalhos e agora Mauro Carlesse, confirmou que executará o serviço.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta sexta, 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze