- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Coordenadores dos Cras dos municípios do Bico recebem orientações para preenchimento do Registro Mensal de Atendimentos

Mais Lidas

O Governo do Tocantins por meio das equipes de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) orienta os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 27 municípios do Bico do Papagaio e do restante do estado do Tocantins para o preenchimento do Registro Mensal de Atendimento do Centro (RMA). A ação é realizada entre os dias 19 a 26 de maio, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, em Palmas , das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As capacitações são sobre o preenchimento dos registros mensais e tem objetivo de orientar coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios. “O registro mensal é uma  forma de demonstrar a execução dos trabalhos dos Cras e o  Governo cuida e orienta os municípios para que  os atendimentos sejam  feitos  da melhor forma possível” destacou a assistente social da Setas, assistente social da gerência da Proteção Social Básica da Setas, Aurora Silva. 

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; e tem como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS dos municípios.

Registro Mensal de Atendimentos (RMA)

É um sistema onde são registradas mensalmente as informações relativas aos serviços ofertados e o volume de atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).

Seu principal objetivo é uniformizar essas informações e, dessa forma, proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme as determinações das Resoluções da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) n° 4/2011 e n° 20/2013.

Na medida em que tais informações são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Assim, o RMA tem um papel essencial no planejamento e na tomada de decisões no campo das políticas públicas de Assistência Social.

Para acessar o sistema, os técnicos municipais e estaduais devem utilizar os logins e senhas vinculados ao CPF do indivíduo (senhas do SAA – Sistema de Autenticação e Autorização), conforme estabelecido pela política de senhas do MDS.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias