- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 26 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Encontro define ações para uso sustentável do Babaçu

Mais Lidas

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Conab -Companhia Nacional de Abastecimento, realiza em Palmas, de 18 a 20 de abril, o Encontro Nacional da Sociobiodiversidade. O evento acontece na Egefaz – Escola de Gestão Fazendária e a abertura está marcada para as 19h desta quarta-feira, dia 18. O encontro irá definir ações do Plano Nacional da Sociobiodiversidade, dando continuidade à Missão Técnica para Aproveitamento Integral do Coco Babaçu e reunião da Câmara Técnica da Sociobiodiversidade dos produtos agroextrativista no Tocantins.

Segundo a engenheira agrônoma Francisca Marta Barbosa, responsável pela Câmara Técnica do Plano no Tocantins, a expectativa do encontro é desenvolver atividades com uso de tecnologias dos produtos extrativistas de forma sustentável, gerando renda nas comunidades envolvidas. “A princípio, o produto a ser trabalhado e fortalecido com as políticas públicas é o babaçu, e posteriormente, o pequi, buriti, murici, macaúba, capim dourado, entre outros”, disse a engenheira.  O plano abrange comunidades das regiões do Bico do Papagaio, Jalapão e do APA – Área de Proteção Ambiental do Cantão.

Na ocasião, as entidades envolvidas apresentarão algumas tecnologias desenvolvidas para o aproveitamento dos produtos extrativistas. Também será destacado o histórico do processo de definição dos modelos tecnológicos, a partir do Workshop Nacional da Cadeia do Coco do Babaçu, elaborado em 2009. E, ainda, a Embrapa Cocais de São Luiz (MA) mostrará o relatório resultado da Missão Técnica de 2010, realizada no Maranhão.

Participam do evento o secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua, a presidente do Ruraltins, Miuki Yashida, o gerente de extrativismo do Ministério do Meio Ambiente, João Dangelis, a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mônica Batista, a coordenadora de Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hétel Santos, e representando a Conab, Marta Macêdo, além de representantes de instituições nacionais da sociedade civil organizada, o MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco, e o CNS – Conselho Nacional dos Extrativistas e Comunidades Agroextrativistas. Federações locais, como FETAET – Federação dos Trabalhadores do Tocantins, FETRAF – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e FAERTO – Federação Tocantinense das Associações de Produtores Rurais também estarão presentes.

Plano nacional

O PNPSB – Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias produtivas. Ele é coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Companhia Nacional de Abastecimento. O plano visa ainda dar oportunidade para investimentos em negócios sustentáveis, tanto para o mercado nacional como internacional na inovação de produtos nas áreas de alimentos, cosméticos, indústria farmacêutica, moda, bijuterias, decoração e prestação de serviços como ecoturismo, entre outros.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias