Connect with us

Bico do Papagaio

Encontro define ações para uso sustentável do Babaçu

Publicado

em

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Conab -Companhia Nacional de Abastecimento, realiza em Palmas, de 18 a 20 de abril, o Encontro Nacional da Sociobiodiversidade. O evento acontece na Egefaz – Escola de Gestão Fazendária e a abertura está marcada para as 19h desta quarta-feira, dia 18. O encontro irá definir ações do Plano Nacional da Sociobiodiversidade, dando continuidade à Missão Técnica para Aproveitamento Integral do Coco Babaçu e reunião da Câmara Técnica da Sociobiodiversidade dos produtos agroextrativista no Tocantins.

Segundo a engenheira agrônoma Francisca Marta Barbosa, responsável pela Câmara Técnica do Plano no Tocantins, a expectativa do encontro é desenvolver atividades com uso de tecnologias dos produtos extrativistas de forma sustentável, gerando renda nas comunidades envolvidas. “A princípio, o produto a ser trabalhado e fortalecido com as políticas públicas é o babaçu, e posteriormente, o pequi, buriti, murici, macaúba, capim dourado, entre outros”, disse a engenheira.  O plano abrange comunidades das regiões do Bico do Papagaio, Jalapão e do APA – Área de Proteção Ambiental do Cantão.

Na ocasião, as entidades envolvidas apresentarão algumas tecnologias desenvolvidas para o aproveitamento dos produtos extrativistas. Também será destacado o histórico do processo de definição dos modelos tecnológicos, a partir do Workshop Nacional da Cadeia do Coco do Babaçu, elaborado em 2009. E, ainda, a Embrapa Cocais de São Luiz (MA) mostrará o relatório resultado da Missão Técnica de 2010, realizada no Maranhão.

Participam do evento o secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua, a presidente do Ruraltins, Miuki Yashida, o gerente de extrativismo do Ministério do Meio Ambiente, João Dangelis, a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mônica Batista, a coordenadora de Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hétel Santos, e representando a Conab, Marta Macêdo, além de representantes de instituições nacionais da sociedade civil organizada, o MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco, e o CNS – Conselho Nacional dos Extrativistas e Comunidades Agroextrativistas. Federações locais, como FETAET – Federação dos Trabalhadores do Tocantins, FETRAF – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e FAERTO – Federação Tocantinense das Associações de Produtores Rurais também estarão presentes.

Plano nacional

O PNPSB – Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias produtivas. Ele é coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Companhia Nacional de Abastecimento. O plano visa ainda dar oportunidade para investimentos em negócios sustentáveis, tanto para o mercado nacional como internacional na inovação de produtos nas áreas de alimentos, cosméticos, indústria farmacêutica, moda, bijuterias, decoração e prestação de serviços como ecoturismo, entre outros.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze