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Bico do Papagaio

ENEM ocorre de forma tranquila no Bico e candidatos resolvem questões de matemática e ciências da natureza

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O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ocorreu de forma tranquila na região do Bico do Papagaio.

No âmbito nacional o exame teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não compareceram às provas. 

A média histórica de abstenção no Enem, segundo o Inep, é de cerca de 27%. O recorde anterior havia sido registrado em 2009, com 37,7% de abstenção. Foram eliminados no segundo dia 1.274 participantes por descumprirem as regras do exame, além de 14 emergências médicas. No primeiro dia, 2.967 candidatos foram eliminados.   

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o número de faltosos foi maior do que o esperado, mesmo assim, a realização do exame foi vitoriosa. “Têm vários motivos que podem levar as pessoas a fazerem ou não a prova do Enem, é uma decisão individual e eu respeito a decisão individual das pessoas. O que é importante é o Inep assegurar a oportunidade e isso nós fizemos. Estamos dando a oportunidade de quem quer fazer o Enem poder fazer”, diz. “Conseguimos assegurar, no meio da pandemia, que 5,6 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões fizessem as provas. Acho que isso é uma vitória”, acrescenta.

Segundo Lopes, o segundo dia transcorreu com tranquilidade. Não houve, até o momento, notificações de pessoas que foram impedidas de realizar o exame por conta da lotação das salas, como ocorreu no primeiro dia de aplicação. O Inep atualizou os números divulgados no último domingo. Até o momento, foi confirmado que isso ocorreu em 11 cidades, em 37 escolas.

Tanto esses estudantes quanto os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz no local de prova, e aqueles que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

O pedido para participar da reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo Lopes, a partir das 12h desta segunda-feira (25). O prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Segundo o Inep, até o momento, 18.210 candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.716. “Nesses casos não é preciso pedir a reaplicação porque o pedido foi feito no sistema, já foi deferido. Para essas pessoas, já estamos trabalhando na elaboração da prova. 

Enem 2021

Lopes confirmou a realização este ano do Enem 2021. Segundo ele, a prova deverá ocorrer no final do ano, entre novembro e dezembro. A autarquia se prepara para realizar o exame novamente em um ambiente de pandemia. “Vamos fazer o Enem no final do ano, também no ambiente de pandemia. Entendemos que a aplicação do Enem em novembro, dezembro será sob a cortina da pandemia. Em breve, soltaremos o edital do Enem 2021. Precisamos começar agora a preparar a aplicação do Enem”, diz. 

De acordo com Lopes, é importante que o Inep mantenha o calendário das avaliações para que a sociedade não seja prejudicada e para que os estudantes não interrompam a trajetória de estudos. 

Gabaritos

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O gabarito das provas da edição impressa será divulgado na quarta-feira (27).

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Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Pedagoga vence Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento

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Em outubro do ano passado, a 2.370 quilômetros de distância de Taubaté, a pedagoga Kelly Cristina Figueiredo Guimarães era surpreendida com a classificação de seu projeto em primeiro lugar na nona edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted).

Kelly apresentou o projeto “Agricultura familiar: possibilidades de sustentabilidade no núcleo de produção agrícola III Boa Sorte, Araguatins, no Bico do Papagaio”. Ela venceu a categoria Projeto de Pesquisa e Inovação. “Divulguei meu trabalho sem qualquer perspectiva. Fui passando a cada votação e acabei vencendo. Foi maravilhoso”, afirma a jovem pesquisadora.

A aluna do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (UNITAU) integra a turma especial do polo de Imperatriz (MA). Kelly  trabalha no Instituto Federal do Tocantins e busca, com sua pesquisa, conhecimento que possa melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade dos sistemas produtivos da comunidade do assentamento, composta por 27 agricultores. O objetivo é que o projeto esteja concluído até o final deste ano.


“A maioria dos produtores do assentamento é de idosos, e os filhos vão saindo de lá a medida que não identificam perspectivas e oportunidades”.

Na semana em que é comemorado o Dia nacional dos profissionais da educação, em 6 de agosto, trazemos a história de Kelly e o seu exemplo na busca pela construção de um mundo melhor, ajudando a formar cidadãos críticos e reflexivos.

Confira, abaixo, trechos da entrevista.

Por que você escolheu ser pedagoga?

Kelly Cristina Figueiredo Guimarães – A pedagogia, além de ser uma área com várias possiblidades de atuação, nos dá uma visão crítica do mundo e nos ajuda a enxergar o outro e a compreender as suas necessidades. O processo de aprendizagem humana é tão complexo e nós temos a oportunidade de estudar a partir de tantos estudiosos importantes como funcionam esses mecanismos, compreendendo um pouco desse processo.

A educação é um fim ou um meio?

Kelly – Eu penso que a educação é o caminho para minimizar tantas mazelas que existem no país, a pobreza, a violência e todas as formas de preconceito. O pedagogo tem o importante papel social de contribuir com a sociedade, ajudando a transformá-la de forma crítica e reflexiva.

Como o profissional de educação pode colaborar como um agente de transformação em sua comunidade?

Kelly – O profissional da educação traz na sua essência a reflexão acerca do mundo e do ambiente que o rodeia. Ele pode se tornar um agente transformador a partir do momento em que se posiciona frente às necessidades da sua comunidade e busca, nas discussões, formas de contribuir com a resolução dos problemas.

Quais são as principais características de um bom professor?

Kelly – Há professores que são marcantes nas nossas vidas. Professor pode e deve fazer a diferença na vida dos seus alunos, nos fazendo evoluir e refletir a partir do seu trabalho e de suas ações. Eles se tornam modelos de cidadãos a serem seguidos, mostrando a todos que é importante ter uma consciência crítica diante de tantos problemas sociais.

Por que você escolheu a UNITAU para a sua pós?

Kelly – A Universidade de Taubaté é uma instituição de prestígio, além se ser, na minha opinião, uma das melhores universidades do país. É uma instituição acessível não só financeiramente, mas tecnologicamente, com professores excelentes, bastante capacitados. Todos os cursos são bem avaliados pela Capes e, principalmente, nos permitem uma formação de qualidade. Além disso, a UNITAU foi muito bem recomendada por alguns colegas de trabalho que já cursaram pós-graduação.

Quais os resultados que você espera com o seu projeto de pesquisa?

Kelly – O projeto sobre agricultura familiar no município é extremamente relevante, principalmente por que é a agricultura familiar que ajuda a aquecera economia. Conhecer e tornar conhecidas as vivências desses agricultores é essencial para contribuir com o trabalho que eles já fazem. A partir desse estudo, poderá ser possível conhecer, por exemplo, o quão desejável seria a presença de assistência técnica que orientasse as atividades produtivas já desenvolvidas pela comunidade, de modo a torná-las, cada vez mais, sustentáveis do ponto de vista econômico, ambiental e social. Um ponto muito importante desse trabalho foi poder ter contato com a percepção que os moradores têm sobre a conservação dos recursos naturais, visto que o assentamento pesquisado está localizado numa área de preservação ambiental que abriga várias nascentes.

Qual foi sua reação ao ser premiada no Cicted?

Kelly – Na verdade, para mim foi uma surpresa muito grande e, ao mesmo tempo,foi uma enorme satisfação receber o primeiro lugar em Projeto de Pesquisa e Inovação dentre tantos projetos apresentados no Cicted. Foi a primeira vez que eu participei desse congresso e fiquei feliz ao ver nosso trabalho, meu e da minha orientadora, Profa. Dra. Adriana MascaretteLabinas, sendo reconhecido num evento tão importante para a ciência no país. Creio que, por ser um projeto sobre aspectos da sustentabilidade dentro do tema agricultura familiar, ele traz uma reflexão sobre a produção de alimentos, meio ambiente e futuras gerações.

Qual a relevância desse prêmio para você?

Kelly – O prêmio é uma recompensa por um trabalho realizado, mas o que importa essencialmente é levar a informação e buscar o conhecimento como uma forma de evolução.

(ACOM/UNITAU)

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Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Primeiro Vestibular de Medicina da UNITINS terá 40 vagas

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O primeiro Vestibular de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), no campus de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, será lançado nesta quinta-feira, 5. Será também confirmado que serão disponibilizadas 40 vagas nesse primeiro certame.

O governador Mauro Carlesse (PSL), estará pessoalmente no lançamento na sede da universidade em Augustinópolis.

O evento acontecerá às 10h, aberta a população.

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Bico do Papagaio

Ananás, Wanderlândia, Maurilândia, Riachinho e São Bento são contemplados com escavadeiras hidráulicas

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O deputado federal Tiago Dimas (SD), entregou nesta terça, 3, equipamentos agrícolas de grande porte para quatro municípios do Bico do Papagaio. Foram escavadeiras hidráulicas comprados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) com recursos de emenda parlamentar.

Com todo esse maquinário, as Prefeituras de Ananás, Maurilândia, Riachinho, São Bento e Wanderlândia terão como apoiar diretamente o homem e a mulher do campo.

“É um orgulho enorme entregar resultados concretos do meu trabalho em Brasília. Desde que me propus a ser deputado, apresentei como um dos principais compromissos a contribuição direta na geração de renda, apoiando o setor produtivo lá na ponta, como ocorreu com essas emendas parlamentares”, enfatizou Dimas.

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