Connect with us

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Escola Agrícola Pe Josimo tem processo seletivo questionado

Publicado

em

313529_101911939979890_96150285_n

O Núcleo de Ações Coletivas (NAC), da Defensoria Pública do Tocantins, requisitou à Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC), informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Pessoal Docente e de Pessoal Técnico Administrativo da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, situado no município de Esperantina.

Isso porque, quando da publicação do Edital, em 8 de janeiro deste ano, foram ofertadas 29 vagas, porém nove dias depois, sem justificativas, o Diário Oficial Estadual trouxe modificações, com a retirada de 13 vagas do certame, o que pode denotar, em tese, violação aos princípios da impessoalidade e moralidade, pois mesmo se verificando a necessidade dos profissionais, e sendo o processo seletivo a modalidade correta, esta alteração abriu-se a possibilidade para a contratação temporária mediante a livre escolha dos ocupantes das vagas, com nítido propósito eleitoreiro.

Desta forma, foi concedido um prazo de cinco dias, a contar do recebimento do expediente, para fornecer informações sobre quais motivos reais levaram a modificação no Edital e excluir do processo seletivo vagas de: auxiliar de secretaria, vigia, cozinheira, auxiliar de limpeza e motorista.

Diante desta constatação de eventual violação a Constituição Federal, a Defensoria recomendou que a SEDUC revogue o Edital, mantendo a realização do certame nos moldes em que fora originalmente idealizado, como forma de assegurar a efetiva e democrática participação de todos os candidatos que preencham os requisitos legais para participação no Processo Seletivo destinado a realização de contratação temporária.

A SEDUC solicitou à Defensoria um prazo de 10 dias para responder os questionamento. (Com informações de Alessandra Bacelar)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze