- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 29 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ESTREITO: Dilma inaugura Usina Hidrelétrica nesta quarta, 17

Mais Lidas

O Palácio do Planalto confirmou para amanhã quarta-feira, 17, a vista da Presidenta Dilma Rousseff à cidade de Estreito, no sudoeste do Maranhão divisa com o Bico do Papagaio, para participar da cerimônia de inauguração de uma usina hidrelética que leva o nome do município e atinge no Bico do Papagaio os municípios de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Darcinópolis.

A primeira tubina da hidrelétrica, cuja obra foi iniciada no primeiro governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi ligada pelo próprio Lula no dia 30 de novembro de 2010, em cerimônia que contou com a presença do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e a governadora Roseana Sarney.

Na época Lula lembrou que os investimentos que estavam sendo feitos no país– principalmente na questão da energia– eram resultado do trabalho da então chefe da Casa Civil e ministra de Minas e Energia, Dilma,  que mudou o marco regulatório do setor energético no Brasil.

A Assessoria de Comunicação do Planalto marcou para esta terça-feira (15), às 15h30,  um encontro com jornalistas no auditório do Palácio da Indústria e Comércio , no centro de Imperatriz, para  apresentar a agenda da Presidenta nessa visita ao interior maranhense.

Para esse encontro (coletiva) com jornalistas foi anunciada a presença do Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, e representantes do Consórcio Estreito Energia (CESTE).

Empreendimento

A Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) tem potência instalada de 1.087 MW e 641,8 MW médios de energia.  A distribuição ficará a cargo de oito unidades geradoras acionadas por turbinas tipo Kaplan, de 135,875 MW cada.

No dia em que a primeira turbina foi acionda por Lula, a usina estava com 92,5% das obras realizadas. Convém ressaltar que a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e durante execução ( informação ainda passada em 2010) gerou 22 mil empregos sendo que no pico das obras foram 5.500 empregos diretos e 16.500 indiretos. (Com informações de João Rodrigues)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias